Famalicão vai ter, em Agosto, de 1 a 4, estendendo-se a Joane e Ribeirão, o Festival Internacional de Folclore – Famafolk, uma organização que é um repositório de culturas, tradições e musicas de alguns Países.
Nesta edição, o FAMAFOLK recebe grupos de folclore da Croácia, de Espanha, da Sérvia, do México e do Panamá. Este é o quarto ano consecutivo em que os munícipes são levados a viajar para outros países sem saírem do conforto do seu concelho.
O Município famalicense, em nota de imprensa, revela: “O espetáculo de abertura do FAMAFOLK está marcado para as 21h30, do dia 1. Vai contar com as performances dos grupos internacionais, do Grupo Etnográfico Rusga de Joane, de Famalicão, e do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, de Viana do Castelo. É de notar que, nesta edição, a gala de abertura vai desenrolar-se na Praceta Cupertino de Miranda, pelas 21h30”.
Mais informações complementam o programa: as atividades do festival começam umas horas antes. A Cerimónia Protocolar inicia-se às 14h30, no edifício da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. Pelas 15h30, decorre ainda o workshop “Danças do Mundo”, na Praça D. Maria II, seguindo-se a gala de abertura.
Na sexta-feira, dia 2, os famalicenses estão convidados a assistir à Gala Freguesias, que começa às 21h30, no Parque da Lazer, em Ribeirão. Também neste dia vão atuar os grupos internacionais, o Grupo Etnográfico Rusga de Joane e o Rancho Regional de Fradelos.
A noite de sábado, dia 3, vai ser marcada pela Gala de Encerramento, que se inicia pelas 21h30, no Parque da Ribeira, em Joane. O evento será dinamizado pelos grupos internacionais, pelo Grupo Etnográfico Rusga de Joane e pelo Grupo Folclórico da Ponta do Sol, da Madeira. A gala vai contar com dois momentos artísticos, um de música e outro de dança, que juntam todos os grupos numa performance conjunta. O festival termina com a Cerimónia Ecuménica, no dia 4. O momento vai ocorrer entre as 11h00 e as 12h00, na Igreja de Joane.
O evento, organizado pelo Grupo Etnográfico Rusga de Joane, conta com o apoio do Município de Vila Nova de Famalicão, da Junta de Freguesia de Joane e de Ribeirão, da Federação do Folclore Português, da Fundação INATEL e da Associação CIOFF Portugal, da ENIF e do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado.
Comentários sobre o post