O Dia Mundial da Alimentação que é comemorado no próximo sábado, dia 16 de outubro, vai ser assinalado com a iniciativa “Devesa Esclarece”, uma palestra informal subordinada ao tema “Segurança Alimentar: Mitos, erros e acertos”, com as presenças da nutricionista Carla Sousa e do engenheiro alimentar e professor na CESPU, Rui Lima. A sessão decorre pelas 21h00, na Casa do Território. A entrada é livre, até à atual lotação da sala.
Com esta iniciativa, o Parque da Devesa retoma as sessões da “Devesa Esclarece” iniciada em 2017 com o objetivo de sensibilizar e informar a população sobre temas relacionados com o Ambiente, a biodiversidade, o desenvolvimento sustentável, a saúde e bem-estar.
A alimentação saudável é aquela que não causa dano à saúde e para isso é necessário ter hábitos de segurança alimentar no nosso dia-a-dia. As cozinhas domésticas assumem-se como o local onde a prevalência das doenças de origem alimentar é maior, não obstante os manipuladores de alimentos domésticos conhecerem os conceitos gerais de manipulação segura de alimentos.
Um dos erros mais comuns entre os portugueses é, por exemplo, lavar as aves antes de cozinhar ou armazenar os alimentos incorretamente no frigorífico, aumentando o risco de doença de origem alimentar (intoxicações/infeções alimentares).
Comentários sobre o post