Jorge Paulo Oliveira, deputado à Assembleia da República, foi recebido hoje ao final da tarde pelo Presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, um encontro que serviu para apresentar cumprimentos ao autarca e abordar questões relacionadas com a atividade camarária.
O deputado social democrata abordou com Mário Passos diversos assuntos envolvendo a autarquia e o Estado, entre eles a construção da variante à EN 14, um novo nó de acesso na A7 (Vila do Conde-Famalicão), na zona de Fradelos e Balasar, as obras projetadas para a N206 e a construção de uma ponte alternativa à Ponte da Lagoncinha. Recorde-se que o primeiro dos investimentos implica a construção de uma nova ponte sobre o rio Ave, cujo projeto dispõe de Declaração de Impacte Ambiental desde 28 de fevereiro de 2020, mas que teima em sair no papel. Entretanto este investimento cuja conclusão chegou a ser anunciada para os finais de 2019, foi inscrito no Plano de Recuperação e Resiliência. Ainda no domínio das infraestruturas, referência para o anúncio por parte do Governo da sua intenção de ligar o Porto e a Galiza em comboio de alta velocidade (TGV), com previsível passagem por Vila Nova de Famalicão, uma obra inserida no Programa Nacional de Investimentos 2030.
As matérias de segurança, como a construção do novo Posto da GNR de Riba de Ave, as obras de requalificação da Esquadra da PSP de Vila Nova de Famalicão e a criação do Subdestacamento Territorial da GNR de Famalicão foram igualmente abordadas neste encontro de trabalho.
Jorge Paulo Oliveira abordou ainda com Mário Passos, o Plano de Despoluição do Ave, de que o município de Famalicão foi excluído por decisão do Governo, a necessidade de dotar a Vila de Riba de Ave de ensino público até ao 12º ano, bem como o processo de descentralização de competências na área da saúde, educação e social que a partir de abril do próximo ano todos os municípios são obrigados a desenvolver.
Todas estas matérias têm sido acompanhadas nos últimos anos pelo deputado famalicense no âmbito da sua atividade parlamentar, servindo o encontro com o novo Presidente da Câmara Municipal para fazer um ponto de situação sobre cada um destes dossiers, ademais numa altura em que o Parlamento iniciará em breve o debate sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2022.
Comentários sobre o post