“Corações Sem Barreiras” é a iniciativa que voltou ao Espaço Guimarães, promovido por aquele centro comercial e pela ACIP- Ave Cooperativa de Intervenção Psico-Social CRL. A ação iniciou no dia 17 e decorre até ao dia 29.
Segundo um comunicado, da ACIP, à imprensa, esta ação pretende mostrar o trabalho criativo, manual e personalizado de jovens e adultos portadores de deficiência, a partir do aproveitamento de mais de 1 100 metros quadrados de lonas publicitárias daquele espaço. Este material é transformado em ‘necessaires’ e bolsas de praia que os visitantes do Espaço Guimarães podem adquirir, apoiando o trabalho da ACIP.
“A iniciativa “Corações sem Barreiras” é uma oportunidade para concretizarmos uma parte importante da nossa política de responsabilidade social e uma forma de chamarmos a atenção dos nossos visitantes para a importância da inclusão social”, refere André Dias, diretor do Centro Comercial.
O valor angariado com as vendas destina-se à aquisição de equipamento e manutenção das infraestruturas da Associação, assim como a realização de uma viagem anual para os 72 jovens envolvidos no projeto.
Para Mónica Carvalho, Diretora Geral da ACIP, “este projeto com o Espaço Guimarães é muito importante porque é um momento de verdadeira inclusão e capacitação. É uma forma igualmente extraordinária de sensibilizarmos e envolvemos a comunidade, promovendo uma imagem inovadora e responsável junto da sociedade, destacando-se o apoio a causas que fomentam o desenvolvimento social e o empreendedorismo. Esta parceria é um exemplo e lembra que sonhar é sempre possível, porque acreditamos que Lado a Lado, construímos a felicidade”.
Para além da inclusão, o projeto é, também, uma iniciativa de Economia Circular do Espaço Guimarães, uma vez que “estas lonas foram utilizadas no centro da cidade de Guimarães e, ao longo de um ano, ajudaram a purificar o ar da cidade, numa proporção equivalente à ação de 113 árvores”, informa a nota.
Comentários sobre o post