Arranque do I torneio fechado CX A2D.
No passado dia 8 de maio o Colégio do Ave viveu um dia de pleno Xadrez com a organização de três eventos xadrezístico na vertente federada. Da parte da manhã, decorreu o match de desempate para a atribuição do título de Campeão Distrital Sub-08 entre dois alunos do Colégio do Ave federados no Clube de Xadrez da Associação Académica da Didáxis, Francisco Soares e Pedro Afonso Rodrigues.
Com arbitragem de Mário Oliveira, viveram-se emoções fortes e grande equilíbrio nas três partidas rápidas
disputadas com 10 minutos para cada atleta completar a partida. A vitória sorriu a Pedro Afonso Rodrigues
registando-se o resultado a seu favor, 2-1, com 2 vitórias e 1 derrota. Desta forma, o pódio absoluto ficou definido com Tiago Pereira, também aluno do Colégio do Ave, a fechar o pódio absoluto.
A cerimónia de encerramento contou a presença dos professores do 1.º ciclo do Colégio do Ave, Glória
Magalhães, Olga Neiva e Rui Maciel, do professor responsável pela Atividade de Enriquecimento
Curricular Xadrez do Colégio do Ave e do Presidente da Direção Pedagógica do Colégio do Ave, Rui
Costa.
PUBLICIDADE
Para além dos três alunos homenageados, também foi convidado Manuel Ribeiro, vencedor Benjamim do
2nd Ave Chess Xmas, para realizarem uma simultânea com o atleta mais jovem da equipa A do CX A2D,
José Santos, que coleciona 10 títulos distritais de jovens. O atual Campeão Distrital Sub-18 defrontou ao
mesmo tempo quatro alunos em quatro tabuleiros distintos em que cada aluno participante realizava o seu
movimento quando o atleta José Santos chegava ao tabuleiro. Em suma viveu-se uma manhã diferente e muito divertida, para mais tarde recordar!
Da parte da tarde, decorreram em simultâneo dois eventos em dois espaços distintos. A equipa B do CX A2D disputou a 2.ª sessão do Campeonato Nacional III Divisão – Série A com a equipa A da Academia de Xadrez de Barcelos. A. A jovem equipa famalicense alcançou um empate após derrotas no 2.º e 4.º tabuleiros, de pretas, e vitórias no 1.º e 3.º tabuleiros, de brancas.
Destaque para o Capitão da Equipa B Emanuel Fernandes que conta até ao momento com uma performance 100% vitoriosa: 2 vitórias em 2 jogos! Na próxima semana o CX A2D B visitará a equipa A do Basquete Leça e procurará a primeira vitória nesta competição. Em paralelo, realizou-se a 1.ª sessão do I TORNEIO FECHADO CX A2D. O objetivo principal da organização deste torneio passa por preparar atletas da equipa A do CX A2D para o Campeonato Nacional Coletivo da I Divisão, bem como, acrescentar nível de competitividade e técnico a atletas da equipa B do CX A2D.
Os atletas da equipa A do CX A2D participantes são Luís Romano, Bruno Ribeiro e José Santos e os restantes atletas do CX A2D que abraçaram este desafio são Luís Gonçalves, Marco Pereira, Eduardo Viana e Vítor Carvalho. Artur Lemos, atleta vimaranense do GDR Amigos de Urgeses, aceitou o convite para participar, fechando o leque de 8 jogadores organizados num sistema de competição todos contra todos. Os atletas mais cotados evidenciaram o seu favoritismo à exceção de Marco Pereira que surpreendeu Luís Gonçalves.
A equipa C do CX A2D visitou a equipa B do CX Braga e saiu derrota por expressivos 4-0. Independentemente dos resultados obtidos o objetivo continuará por apostar na contínua formação de jovens valores. Na próxima semana o CX A2D C recebe o Vitória Sport Club, candidato ao título coletivo distrital, que estreia a modalidade Xadrez na época desportiva 2020/2021.
Comentários sobre o post