As regiões Norte e Centro de Portugal continental esperam um dia de céu muito nublado, com períodos de chuva que se intensificarão no final do dia no Minho e Douro Litoral. O vento será um fator de atenção nas terras altas, soprando moderado a forte (30 a 50 km/h) e podendo atingir rajadas de até 85 km/h, especialmente a partir da tarde. Está também prevista neblina ou nevoeiro de manhã e ao final do dia.
Na Região Sul, o céu estará geralmente muito nublado, com abertas no interior do Baixo Alentejo e Algarve durante a tarde. Há previsão de chuva fraca ou chuvisco até ao final da manhã, mais provável no litoral oeste e Alto Alentejo. O vento será fraco a moderado, mas com períodos fortes nas serras, e poderá haver neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.
Os Açores enfrentam um quadro meteorológico de instabilidade, com os três grupos (Ocidental, Central e Oriental) a registarem previsão de chuva e condições favoráveis à ocorrência de trovoada.
No Grupo Ocidental, o céu estará muito nublado, com abertas a partir da tarde, e períodos de chuva e aguaceiros que podem ser fortes. O vento será bonançoso a moderado, predominante do quadrante sul.
O Grupo Central também terá céu muito nublado, com abertas ao final do dia, e períodos de chuva que poderá ser forte, passando a aguaceiros. O vento será sudoeste bonançoso a moderado.
Por fim, o Grupo Oriental terá céu geralmente muito nublado e períodos de chuva, que também poderá ser forte. O vento será moderado a fresco (20/40 km/h) de sudoeste, com rajadas até 50 km/h.
A população é aconselhada a acompanhar as atualizações meteorológicas e a tomar as devidas precauções face à intensidade da precipitação e possibilidade de trovoada.
A previsão meteorológica para a Madeira aponta para céu com períodos de muita nebulosidade na maior parte da ilha. O vento será, de um modo geral, fraco (inferior a 20 km/h) e soprará do quadrante leste.
Especificamente na Região do Funchal, o tempo será mais aberto, com céu geralmente pouco nublado. O vento na capital será ainda mais fraco, não devendo ultrapassar os 15 km/h.
Comentários sobre o post