Vila Nova de Famalicão vai assinalar, esta quarta-feira, dia 16, o 197.º aniversário de nascimento de Camilo Castelo Branco com a inauguração das obras de reconstrução da Quinta e Casa dos Caseiros da Casa de Camilo.
A intervenção, que completa a renovação e restauro do conjunto camiliano de S. Miguel de Seide, onde o romancista viveu e escreveu boa parte das suas obras, entre 1863 e 1890, implicou um investimento de cerca de 320 mil euros. Visou a remodelação, ampliação e arranjos exteriores da Casa de Camilo, com o objetivo de lhe devolver a traça de outros tempos.
O momento está agendado para as 14h30, e contará com as presenças do Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, e da Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro.
Recorde-se que a empreitada está inserida na candidatura “Rota Camilo: Valorização da Casa-Museu e Cemitério da Lapa”, aprovada no âmbito do programa operacional Norte 2020, sendo cofinanciada através Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
A Casa dos Caseiros terá duas valências essenciais: uma dedicada aos serviços educativos e outra composta por uma cozinha que possibilitará serviço de refeições com ementa camiliana. Haverá, ainda, um novo espaço constituído por um sequeiro e logradouro para o desenvolvimento de atividades pedagógicas.
Refira-se que Camilo Castelo Branco residiu na casa de Seide cerca de 26 anos. Considerada a mais emblemática memória viva do maior escritor do romantismo português, a Casa de São Miguel de Seide ganhou um significado histórico de fundamental importância para o conhecimento profundo de todas as temáticas camilianas.
Comentários sobre o post