A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) estão na estrada a promover a campanha “Ao volante, o telemóvel pode esperar”. A ação de sensibilização arrancou esta terça-feira, 15 de fevereiro, e pretende, tal como o nome indica, alertar os condutores para o perigo de usar o telemóvel ao volante.
Até ao próximo dia 21 de fevereiro realizam-se diversas ações de sensibilização e operações de fiscalização, com especial incidência em vias e acessos com elevado fluxo rodoviário. A campanha tem como objetivo alertar os condutores para as “consequências negativas e até mesmo fatais do uso indevido do telemóvel durante a condução”, prática que, de acordo com a ANSR, “aumenta em quatro vezes a probabilidade de acidente, causando um aumento no tempo de reação aos imprevistos”.
Segundo dados divulgados através de comunicado, em 2021 foram detetadas 24.306 mil infrações relativas ao manuseamento do telemóvel durante a condução, o que representa um aumento de 5,5% relativamente ao ano anterior, sendo “urgente travar este comportamento.”
Comentários sobre o post