Com a participação de mais de três dezenas de autores e um conjunto diversificado de olhares e abordagens sobre a Revolução do 25 de Abril, o Boletim Cultural de Vila Verde – Nº 19 foi apresentado publicamente na noite de ontem, numa sessão marcada pela defesa dos valores da liberdade e da democracia.
“É com chave de ouro, nos 49 anos do 25 de Novembro, outra data marcante do processo de construção da nossa democracia, que encerramos o intenso e amplamente participado programa de comemoração dos 50 anos da Revolução de Abril”, assinalou a presidente da Câmara na sessão de apresentação da obra.
Júlia Rodrigues Fernandes destacou “os textos inéditos, excelentes trabalhos, diferentes olhares e memórias que ficam para as gerações futuras”, através das 230 páginas do Boletim Cultural dedicado ao “25 de Abril de 1974”, agradecendo a participação e o envolvimento de pessoas de diferentes quadrantes.
“É fundamental que continuemos a semear e a fazer florescer os valores, os ensinamentos e as conquistas de Abril, para que se perpetue e, renovadamente, nos inspire e nos impele a fazermos ainda mais e melhor pelo desenvolvimento dos nossos territórios e das nossas comunidades”, defendeu a autarca.
Sublinhando “a ambição e a energia que inúmeros agentes do desenvolvimento local e regional colocam ao serviço do concelho”, Júlia Rodrigues Fernandes fez questão de referenciar o “intenso trabalho individual e coletivo que em Vila Verde se concretiza todos os dias para fazer e dignificar Abril, sempre ao serviço das pessoas”.
A sessão incluiu a exibição de dois filmes sobre os momentos da Revolução de Abril apresentados pelo fotojornalista Alfredo Cunha, a par da exposição do coordenador do Boletim Cultural, Aurélio Oliveira, relativamente à compilação de “uma obra democrática e de grande valor cultural e histórico”.
O livro fecha com o espaço “25 de Abril de 1974, Quinta-feira” – “Diz-lhes como fomos felizes nesse dia”, dedicado a uma seleção de fotografias de Alfredo Cunha sobre os momentos vividos na Revolução, conclui.
Comentários sobre o post