Construções sobre dunas e falta de fiscalização foram o mote da reunião entre o Bloco de Esquerda e a administração do Parque Natural do Litoral Norte.
Na temática da reunião foram abordadas questões como o risco da construção de habitações perto da costa marítima e o derrame de plástico.
De acordo com Bruno Maia, cabeça de lista pelo círculo eleitoral do BE “existem imensas construções sobre as dunas do nosso distrito, com o avanço do mar, estas habitações estão em sério risco de destruição”.
Aquele candidato bloquista salientou que, é necessário contratar mais profissionais para proteger o ambiente e a zona costeira, da pressão imobiliária.
A propósito dessa pressão, a mesma figura do BE destacou que os “baixos salários” e a “ausência de carreira” dos técnicos profissionais afetam a vigilância e a prevenção de catástrofes naturais. “Sem técnicos para monitorizar os nossos parques ambientais, proliferam crimes ambientais e construções abusivas” – concluiu.
Além da pressão imobiliária, outro tema discutido na reunião, foi a queda de toneladas de bolinhas plásticas de um cargueiro que viajava ao largo de Viana do Castelo, em Dezembro de 2023.
O Bloco de Esquerda já questionou o governo acerca da inundação destes plásticos nas praias dos distritos de Braga e Viana do Castelo.
Comentários sobre o post