No Monte de Sta. Catarina, nas freguesias de Vilarinho das Cambas e Outiz, em Famalicão, estão a ser abatidas centenas de árvores, muitas delas espécies a proteger, como sobreiros e carvalhos alvarinhos – é a denúncia que a Comissão Coordenadora Distrital de Braga do Bloco de Esquerda decidiu promover, em comunicado que fez chegar à nossa redação.
O desmantelamento dessas espécies arbóreas decorrer da construção de uma Central Fotovoltaica, conforme recorda essa formação partidária.
“A Câmara Municipal de Famalicão está a escusar-se a qualquer responsabilidade com o argumento de que se trata de um terreno privado e que, quando o projeto deu entrada, já estava autorizado pelo Instituto de Conservação da Natureza e Floresta (ICNF) e pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA)” – refere a mesma nota do BE.
Para o partido de Catarina Martins “a gestão de uma autarquia deve-se pautar por princípios de defesa dos interesses dos munícipes, pela salvaguarda do espaço ambiental e pela preservação dos recursos naturais”.
A estrutura Distrital de Braga do partido conclui: “O BE é e será sempre a favor da produção de energia renovável, mas não a qualquer custo.
Comentários sobre o post