Pela primeira vez, a União de Avidos e Lagoa celebrou o seu Dia de Freguesia. O evento decorreu no passado sábado, dia 2 de julho, no parque de merendas, que reuniu as duas comunidades. Não faltaram também as associações, com demonstrações e atividades para todos os presentes.
A iniciativa deu também lugar a uma homenagem à Coordenadora da EB de Avidos/Lagoa. Traduzindo as palavras da comunidade, elogiando o trabalho da professora Fernanda Fonseca, também o autarca local partilhou palavras de apreço.
“Aprendi muito com ela. É uma pessoa fácil de trabalhar e merece este reconhecimento”, salientou o presidente António Gomes, evidenciando a humildade e simpatia da docente: “Como coordenadora, tem sempre uma palavra amiga, quer para as crianças, pais ou para a associação. É uma pessoa que está muito presente”.
O vereador da Educação, Augusto Lima, marcou presença na iniciativa e testemunhou a homenagem. Como referiu, o “amor e carinho” que a professora coloca nas atividades que desenvolve junto das crianças, como tem acontecido ao longo de 21 anos, deu origem a uma distinção que considerou justa.
A coordenação que se regista na EB de Avidos / Lagoa reflete também o sentimento geral na educação, ao nível do concelho de Famalicão. “Felizmente temos excelentes profissionais, excelentes equipas, quer de professores quer de auxiliares. Fazem com que Famalicão seja muito procurado e reconhecido pelo excelente trabalho que tem feito na área da educação”, reforçou Augusto Lima.
A homenageada do dia, Fernanda Fonseca, recebeu a distinção com muita emoção. O gosto pela profissão foi-lhe transmitido pela mãe, sendo um sonho que tinha desde criança. “Filho de peixe sabe nadar”, aponta a coordenadora, que diz só se sentir bem no meio das crianças.
Como profissional, considerou não fazer mais do que aquilo que profissionalmente lhe é exigido. “Eu sinto que não faço mais do que aquilo que é a minha obrigação. Profissionalmente tenho que dar o meu melhor”, salientou. No entanto, na área da educação é preciso muito mais: “Uma professora que seja só profissional é pouco. O que tento fazer, é juntar à minha atividade letiva outros componentes, como o carinho, o amor e a dedicação”.
Referiu ainda que para educar uma criança é preciso um trabalho de união constante e, por isso, nessa tarefa, agrega os pais, família e ainda a Associação de Pais.
A animação continuou até ao fim do dia, com o parque de merendas em plena alegria e convívio. Os jogos tradicionais animaram a tarde, bem como a festa da espuma, à qual ninguém ficou indiferente.
Comentários sobre o post