O Clube de Xadrez A2D participou com 3 equipas, totalizando a participação de 15 atletas, no passado dia 27 de janeiro no Campeonato Nacional Semirrápidas por Equipas, que decorreu na Marinha Grande, nas instalações do Sport Operário Marinhense, onde também se assinalou o 34.º Torneio de Xadrez Memorial Dr. José Vareda. Foi mais um momento de homenagem a um grande homens do Xadrez: ao Dr. José Vareda, um homem da terra. A organização esteve a cargo da Federação Portuguesa de Xadrez com o apoio do Instituto Português da Juventude e do Sport Operário Marinhense.
Este evento registou um recorde de participação ao contar com um total de 130 equipas e 740 jogadores presentes, dos quais 55 eram mestres titulados, provenientes de 43 países! Deste modo, esta prova continua a ser uma das provas nacionais mais participadas de sempre, com uma grande tradição, em que cada jogo foi disputado a quatro tabuleiros.
Viveram-se emoções fortes nas 9 rondas disputadas, em partidas de 10 minutos com mais 5 segundos de acréscimo por cada lance efetuado, com um nível técnico bastante elevado e um equilíbrio enorme, com indecisão na classificação final até aos últimos lances.
No ano em que celebra vinte anos de existência, o clube famalicense alcançou o melhor resultado de sempre, pois classificou-se em 3.º lugar ex-aqueo, quando à partida era a 17.º cabeça de série! Desta forma, obteve 23 pontos em 27 possíveis (6 vitórias, 2 empates e 1 derrota), os mesmos do que outras quatro equipas, e posicionou-se em 4.º lugar absoluto de acordo com os critérios de desempate.
Sendo uma equipa constituída apenas por atletas portugueses, o CXA2D ainda mantém o seu ADN como clube de formação da Federação Portuguesa de Xadrez desde a sua criação: 1.º tabuleiro – Mestre Nacional Ivo Dias; 2.º tabuleiro – Luís Romano; 3.º tabuleiro – Carlos Novais; 4.º tabuleiro – João Pedro Afonso e Mestre FIDE feminina Inês Silva.
A equipa vencedora foi a A.XAT Montemor-o-Novo que conquistou o seu quarto título nacional de semirrápidas (2024, 2022, 2021, 2018) venceu todos os encontros das nove jornadas e somou, por isso, 27 pontos. A equipa lisboeta Estrelas de S. João de Brito ocupou o 2.º lugar (24 pontos) e a equipa vimaranense Vitória SC fechou o pódio absoluto com 23 pontos.
A equipa B do CX A2D também brilhou ao alcançar o 31.º lugar (59.ª cabeça de série) com a mesma pontuação que a 28.ª classificada. Assim sendo a prestação coletiva foi muito favorável às suas iniciais aspirações: 5 vitórias, 1 empate e 3 derrotas com um total de 20 pontos! Fizeram parte da equipa B Tiago Silva (1.º tabuleiro), José Pinto (2.º tabuleiro), Artur Lemos (3.º tabuleiro) e Duarte Abreu (4.º tabuleiro).
A equipa C do CX A2D não foi feliz na derradeira sessão e alcançou o 106.º lugar (96.ª cabeça de série). Ainda assim a prestação individual de cada um dos atletas deu excelentes indicações para o futuro. Fizeram parte da equipa C Eduardo Viana (1.º tabuleiro), Carlos Daniel Sampaio (2.º tabuleiro), José Nuno Carvalho (3.º tabuleiro); José António Ramos e Francisco Pinto (4.º tabuleiro).
Na próxima semana, na tarde do dia 2 de fevereiro, no Colégio do Ave, iniciar-se-á o calendário xadrezístico de Desporto Escolar com a realização do I Encontro Distrital Escolar – Série C e na tarde do dia 3 de fevereiro (15h00m), decorrerá a 2.ª sessão do CN Equipas da II e III Divisão e CD Equipas AXDB. A equipa A do CX A2D visitará o GD Dias Ferreira em Matosinhos (CN Equipas da II Divisão); a equipa B do CX A2D recebe a equipa maiata do Amanhã da Criança B no Complexo Desportivo de Vale S. Cosme (CN Equipas da III Divisão), e a equipa C deslocar-se-á a Braga para defrontar a equipa B da AX Cidade Curiosa (CD Equipas AXDB).
Comentários sobre o post