Uma Vigília Vocacional, a propósito da ordenação dos novos presbíteros, foi realizada na passada sexta-feira, dia 14, na Igreja Matriz Nova de Famalicão.
A celebração contou com a presença de vários sacerdotes, nomeadamente o Pe. Pedro Sousa, que presidiu a esta Vigília e que integra a Equipa Formadora do Seminário Conciliar de Braga, e o Pe. Francisco Carreira, Arcipreste de Famalicão, com a participação de um elevado número de fiéis, informa um comunicado do Arciprestado.
Os quatro novos padres têm ligação a Famalicão, sendo três deles naturais do Arciprestado: Bruno Lopes, da paróquia de S. Julião de Calendário, Tiago Costa e Vítor Couto, ambos da paróquia de S. Mamede de Ribeirão. O jovem Rafael Gonçalves, é natural de Barcelos, mas realizou o seu estágio pastoral nas paróquias de Santo Adrião de Famalicão e de S. Martinho de Brufe.
Na passagem do Evangelho proclamada, Jesus convida cada um a aproximar-se d’Ele, como penhor de alívio e de descanso. O então ainda diácono Rafael Gonçalves lembrou que “a lógica de Jesus é a do serviço alegre e generoso”. Acrescentado que “não há vitória sem cruz”, enfatizou que “somos chamados à entrega da vida, à doação ao próximo”, pois só assim a vida se realiza e engrandece. Porque “o amor implica dar-se”, deixou a cada um a interpelação de pensar “como está a sua vida cristã” e “como temos sido capazes de nos dar aos outros”.
A celebração foi animada pelo Coro do Grupo de Jovens da paróquia de Brufe, “a oração prosseguiu com textos de reflexão, cânticos e momentos de silêncio diante de Jesus Sacramentado, exposto sobre o altar”, pode ler-se.
No final o Arcipreste, Pe. Francisco Carreira agradeceu a presença orante e aos quatro ordinandos, pela entrega da sua vida a Deus, e ofereceu, a cada um, uma estola, símbolo do sacerdócio, para que, como referiu o Pe. Francisco, “sempre se recordem de onde são e por onde passaram”, refere a nota.
A ordenação sacerdotal decorreu, no domingo, dia 16, na Cripta do Santuário do Sameiro, tendo sido lançado o desafio para que todos participassem na vivência do amor e para o serviço aos irmãos.
Comentários sobre o post