O grupo parlamentar do PSD de Vila Verde questionou a Ministra da Agricultura e Alimentação sobre as medidas que o Governo pretende promover para apoiar os agricultores afetados pelas intempéries. Esta interpelação surgiu na sequência da visita promovida pelo deputado Carlos Cação a explorações agrícolas atingidas na região do Minho, com a queda de granizo e pedraça.
Em nota de imprensa, o partido relembra a destruição que ocorreu a várias explorações agrícolas devido “a um fenómeno climatérico ocorrido no passado dia 14 de maio, caracterizado por fortes trovoadas, queda de granizo e chuva intensa”. Este provocou inúmeros estragos em culturas agrícolas, em vários concelhos no Norte de Portugal.
Como alertam os deputados do PSD na missiva à ministra Maria do Céu Antunes, os relatos dos agricultores afetados pelas ocorrências climatéricas apontam para “elevados prejuízos em produções agrícolas relevantes para a região e para o rendimento dos produtores, como são os frutos frescos, a vinha e as hortícolas”.
Os deputados do PSD revelam que “existem ainda casos onde os danos provocados na parte vegetativa das plantas podem comprometer a produção nos anos seguintes, o que constitui uma perda ainda maior para os agricultores”.
Comentários sobre o post