O Dia de Freguesia da Carreira celebrou-se na tarde deste domingo, 24 de outubro, pelas 15h30, no salão nobre da Junta de Freguesia. Com o auditório cheio, a comunidade aderiu em peso para voltar a assinalar este dia, depois de um interregno provocado pela pandemia. A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, que foram recebidos por Liliana Ribeira, Presidente da Junta da União de Freguesias de Carreira/Bente, e por Magda Nunes, Presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia.
A cerimónia iniciou com um momento musical protagonizado por Cristina Moreira, “um dos talentos da terra”, como caracterizou Liliana Ribeiro. A Presidente abriu, de seguida e oficialmente, a cerimónia começando por referir que “celebrar este dia é também um momento de reflexão, de partilha de sentimentos e de ideias”.
Salientou ainda que só é possível compreender a dimensão da freguesia ao «respeitar a história», que na freguesia da Carreira, como disse, «é muito rica». Congratulou assim, desta forma, todas as Associações e a comunidade em geral, que têm impulsionado a freguesia.
“Não só as obras fazem e definem a grandeza de uma freguesia. Também todas as dinâmicas que nela são desenvolvidas, quer pelo tecido empresarial quer pelo tecido associativo”, salientou Liliana Ribeiro.
Esta celebração foi também o mote para homenagear Laurentino Araújo da Silva, a título póstumo. Um trabalhador ao serviço da comunidade, que mereceu assim o enaltecimento pelo seu “papel no dia a dia junto da população”. Foram destacadas pela Presidente de Junta, a sua “presença constante, amizade e dedicação”.
“Foi um dos grandes impulsionadores do desenvolvimento da Carreira”, destacou Liliana Ribeiro.
Seguiu-se Magda Nunes, Presidente da Assembleia, que leu um texto de homenagem elaborado pela freguesia para o homenageado. Destacou vários pontos do percurso de Laurentino Araújo da Silva, que teve um papel predominante no escutismo, no Agrupamento 227, na Carreira, e foi também Presidente da Junta de Freguesia, entre 1997 e 2009.
“Celebrar o dia da freguesia é também homenagear, conhecer e agradecer a todos os que dedicaram uma boa parte da sua vida ao serviço do bem comum”, reforçou.
Mário Passos, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, falou sobre a «bem merecida homenagem» a Laurentino Araújo da Silva e destacou o «privilégio» que teve em conhecê-lo.
“Era um homem da comunidade, um escuteiro, muito preocupado com o seu próximo e um servidor público, portanto é uma homenagem muito merecida”, congratulou.
O autarca municipal frisou novamente que é um adepto das freguesias, assegurando ainda que vai estar «muito presente nas comunidades». Neste âmbito, relembrou a posse do pelouro das freguesias, sendo que o seu objetivo é valorizar cada vez mais as freguesias e dar continuidade às comemorações do dia de freguesia.
“Estou muito feliz pelo dia de freguesia continuar em Carreira e porque sinto da parte dos famalicenses que é esta forma de governar que pretendem e valorizam. Nós somos eleitos pelos famalicenses e temos este mesmo pensamento, por isso será muito fácil podermos evoluir para que o bem-estar que eu falo seja uma realidade para todos os cidadãos”, concluiu.
Na conclusão da cerimónia, a comunidade da Carreira juntou-se ao Presidente da Câmara Municipal e ao executivo da Junta de Freguesia para cantar os parabéns e brindar ao sucesso da freguesia.
Comentários sobre o post