Vila Verde está a consolidar a sua estratégia de valorização da educação, inovação e capacitação das novas gerações através de um investimento contínuo e progressivo em projetos educativos. No âmbito daquela aposta, destaca-se o programa EducaSTEAM, uma iniciativa transformadora que está atualmente em curso nos Agrupamentos de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, Prado e Vila Verde, informa uma nota enviada à nossa redação.
Direcionado especificamente para as crianças do 3.º e 4.º anos de escolaridade, o EducaSTEAM visa proporcionar experiências de aprendizagem inovadoras. O programa centra-se nos domínios da iniciação à programação, robótica e STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
O principal objetivo é estimular o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de resolução de problemas, incentivando os jovens alunos a analisar, raciocinar e formular soluções para diversos desafios, destaca.
O EducaSTEAM insere-se no Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE) Cávado 2030 e é promovido em parceria com a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado. A iniciativa beneficia de cofinanciamento pelo NORTE 2030.
Ao promover a literacia digital e tecnológica desde o ensino básico, o Município de Vila Verde reafirma o seu compromisso com uma educação moderna, inclusiva e alinhada com as exigências do futuro. O investimento contribui diretamente para o desenvolvimento de competências essenciais numa sociedade cada vez mais interconectada, pode ler-se.
Com esta medida, Vila Verde reforça a sua aposta numa educação de excelência, qualidade e equitativa, e subscreve ativamente o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 – Educação de Qualidade da Agenda 2030 da ONU. O Município salienta que, ao valorizar o conhecimento e a inovação desde tenra idade, “o futuro começa na sala de aula” e no potencial de cada criança.
PUBLICIDADE

























Comentários sobre o post