As Deputadas à Assembleia da República eleitas pelo Distrito de Braga, Irene Costa e Sandra Lopes, do Partido Socialista (PS), reafirmaram o compromisso do partido na defesa das instituições de saúde da região. Asseguraram que irão solicitar uma reunião urgente com o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga e, se necessário, levarão as preocupações dos utentes diretamente ao Parlamento, questionando o Governo.
O compromisso surge após um encontro realizado na passada segunda-feira, 10 de novembro, com a Comissão de Utentes da ULS de Braga. As Deputadas, acompanhadas pela Presidente e elementos do Secretariado da Federação de Braga do PS, ouviram relatos sobre a degradação da prestação de cuidados de saúde na unidade.
No centro das preocupações manifestadas pelos representantes da Comissão de Utentes esteve a falta persistente de medicamentos na farmácia hospitalar. Segundo a Comissão, a situação “se prolonga há vários meses, afetando doentes com terapêuticas contínuas e patologias crónicas”.
Outra preocupação crucial levantada foi a eventual reativação da Parceria Público-Privada (PPP) na gestão hospitalar. A Comissão defendeu veementemente a gestão pública integral da unidade hospitalar.
A Deputada Irene Costa agradeceu à Comissão de Utentes por partilharem as suas preocupações. “Nenhum utente deve ser privado do tratamento que necessita e no último ano têm-nos chegado relatos de cidadãos que não têm tido a resposta adequada,” afirmou Costa.
A Deputada concluiu, assegurando a ação do partido: “O Partido Socialista está ao lado das populações e dos profissionais de saúde e por isso vamos reunir com o Conselho de Administração da ULS e se necessário levaremos as preocupações dos utentes ao Parlamento, questionado o Governo.”
PUBLICIDADE























Comentários sobre o post