A empresa ‘Luságua’ passou a assumir, esta semana, o serviço de recolha de resíduos sólidos urbanos no concelho de Vila Verde. Nos primeiros dias, as mudanças e entrada de novas equipas têm provocado alterações no normal funcionamento do serviço previsto, informa o município vilaverdense, numa nota à comunicação social.
Os constrangimentos deverão estar ultrapassados no arranque da próxima semana, altura em que entrarão em funcionamento os novos circuitos e o calendário das rotas assumidos no contrato de concessão do serviço, pode ler-se.
A mesma nota refere, ainda, que ao longo desta semana, as equipas da Luságuas estão a dar prioridade à recuperação da acumulação de lixo que se verificou com a mudança de empresas no serviço de recolha, estando simultaneamente a proceder ao reconhecimento e otimização dos circuitos.
Com a nova concessão – adjudicada pelo Município no âmbito de um concurso internacional e que passa a vigorar por um prazo de 10 anos –, a partir de segunda-feira, dia 7, vão ser reforçados e ampliados os circuitos.
O serviço passa a chegar a novas áreas que anteriormente não estavam cobertas, tendo também sido alterados em alguns casos os dias de recolha do lixo.
Foi também reforçada a frequência das recolhas de lixos em zonas do concelho onde se tem verificado maior pressão urbanística. Freguesias rurais que tinham apenas uma recolha semanal passaram a ser servidas bissemanalmente.
As informações sobre as alterações e mudanças no serviço serão comunicadas às populações, através da colaboração com as Juntas de Freguesia.
Neste período de adaptação, os serviços de ambiente do município de Vila Verde alertam para a possibilidade de transtornos e entropias que podem acontecer no início de qualquer processo, sempre que há alterações, mudanças estruturais de serviços ou a implementação de novos projetos que visam uma significativa melhoria para as populações.
O Município apela à compreensão e à colaboração da população e de todos os parceiros locais, face a falhas que possam surgir, apesar de todos os esforços e do reforço excecional de recursos que vão continuar a ser feitos de forma a minorar constrangimentos ou anomalias operacionais, conclui.
Comentários sobre o post