ATaça de Portugal de Xadrez é uma das competições mais emblemáticas do calendário oficial da Federação Portuguesa de Xadrez, destacando-se pela sua natureza democrática. O emparceiramento das equipas é determinado por sorteio, com algumas restrições geográficas apenas nas primeiras eliminatórias. Assim, qualquer equipa, independentemente da sua experiência, pode ter a oportunidade única de defrontar alguns dos melhores jogadores nacionais e internacionais, já que os clubes mais competitivos integram nas suas fileiras Grandes Mestres, Mestres Internacionais, Mestres FIDE e Mestres Nacionais.
No passado 9 de fevereiro, disputaram-se os 16 avos de final da 46.ª edição da Taça de Portugal de Xadrez. As equipas A e B do Clube de Xadrez da Associação Académica da Didáxis (CX A2D) deslocaram-se ao Porto para defrontar, respetivamente, as equipas D e B do histórico Grupo de Xadrez do Porto, o clube ativo mais antigo da Península Ibérica.
Os oito jogos disputados foram marcados por grande emoção, mas apenas a equipa A do CX A2D garantiu a qualificação para os oitavos de final da prova, ao assinar uma vitória categórica por 4-0! Com este triunfo, o CX A2D A mantém a sua invencibilidade nos 14 jogos disputados esta época:
- 1 vitória na Supertaça AXDB
- 2 vitórias e 1 empate na II Divisão Nacional
- 4 vitórias e 4 empates no Campeonato Nacional por Equipas Semirrápidas
- 2 vitórias na Taça de Portugal
Os protagonistas deste feito foram os atletas Carlos Novais (1.º tabuleiro), Luís Romano (2.º tabuleiro), João Romano (3.º tabuleiro) e a Mestre FIDE Feminina Inês Silva (4.º tabuleiro), que continuam a escrever brilhantes páginas na história do CX A2D.
Com esta qualificação, a jovem equipa famalicense atinge, pela 13.ª vez, os oitavos de final da Taça de Portugal de Xadrez, mantendo viva a ambição de repetir o feito histórico da época 2017/2018, em que conquistou o título nacional.
Por outro lado, a equipa B do CX A2D viu a sua caminhada interrompida, ao perder pela margem mínima (2,5-1,5). O empate de Fernando Silva (1.º tabuleiro) e a vitória de Artur Lemos (4.º tabuleiro) permitiram pontuar, mas Diogo Lopes (2.º tabuleiro) e Marco Pereira (3.º tabuleiro) não conseguiram superar os seus adversários.
Os oitavos de final da Taça de Portugal de Xadrez terão lugar no próximo 23 de março, com a equipa A do CX A2D pronta para continuar a sua caminhada, sonhando com a repetição do feito notável alcançado na época 2017/2018 com a vitória nesta competição!
Mais informações:
Calendário da Taça de Portugal – FPX
Resultados – Chess-Results
Comentários sobre o post