Assinala-se hoje, 4 de Julho, o Dia da Rainha Santa Isabel, Padroeira de Portugal.
Da monarquia espanhola, Isabel de Aragão, veio casar-se, a Portugal, numa Capelinha em Trancoso, com o Rei D. Dinis, o Monarca de cognome “O Lavrador”.
De uma cultura elevada e dotada de sublime inteligência, Rainha Santa Isabel fundou hospitais e refundou Mosteiros, tendo entrado para a Ordem das Clarissas.
Faleceu a 4 de Julho de 1334, tendo sido sepultada no Convento de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, na margem esquerda do Rio Mondego. O seu corpo intacto, acabou por ter sido transposto, alguns anos depois, para um túmulo de pedra no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, no sopé da colina dessa mesma margem.
Mais tarde o seu cadáver, que se apresentava sem grandes detiorações corporais, foi transladado para um túmulo de prata crivado de pedras preciosas, o qual se encontra no altar-mor da Igreja desse referido Convento.
Padroeira de Portugal, Santa Isabel concorreu para a Concórdia e para a Paz.
Fica para os que lhe são devotos, uma das suas orações:
“Santa Isabel, fostes uma exímia esposa, mãe, serva, rainha e religiosa, porque em tudo se dedicou ao amor a Deus e ao próximo, intercede por nós junto ao Senhor, para que também saibamos amar e nos doar a Ele e aos nossos irmãos. Ámen!”
Comentários sobre o post