O Programa Idade Maior, de Vila Verde, implementa o serviço de tele-assistência, para combater o isolamento de pessoas idosas, informa o município minhoto, em comunicado à imprensa.
Este passo foi dado, em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa e pretende dar suporte adicional às pessoas que estão isoladas e sozinhas.
“A introdução do Serviço de Tele-assistência representa mais um avanço significativo para o Programa Idade Maior, tendo em conta que já este ano foi criada uma equipa (…) constituída por pessoas voluntárias, em parceria com a Estrutura Local de Voluntariado de Vila Verde. Estas pessoas voluntárias realizam contactos telefónicos, apoiando, desta forma, a equipa de acompanhamento domiciliário” – pode ler-se.
O serviço vem proporcionar uma forma eficaz de monitorizar e apoiar este grupo mais vulnerável.
A colaboração entre a equipa da Cruz Vermelha Portuguesa, a Saúde, a GNR e a Câmara Municipal de Vila Verde resulta em intervenções mais eficazes, desde visitas regulares até a criação de atividades sociais e culturais. Estas parcerias estratégicas facilitam o acesso a serviços específicos, como transporte e a assistência domiciliária, contribuindo para que estas pessoas se sintam mais conectados e apoiados nas suas comunidades.
Em última análise, a importância do trabalho conjunto reside na capacidade de criar um ambiente que valorize e cuide da população idosa, promovendo uma sociedade mais inclusiva e solidária.
A autarquia local anunciou, para além dos canais normais de denúncia, um site, onde os residentes podem reportar situações de isolamento, risco ou perigo.
Comentários sobre o post