A Associação Guimarães Fado, atingiu no dia 8 de Junho passado, o seu primeiro ano de existência.
Sem festejos, por respeito e de acordo com as normas de confinamento em vigor, a sua comunidade regozija-se ainda assim por um ano cheio de vitalidade, atividades e espetáculos, materializando deste modo os seus principais objetivos: o contacto e partilha entre as diversas gerações do Fado e a promoção dos seus artistas (profissionais e amadores).
Para o próximo ano e não obstante, os tempos adversos ás habituais soluções apresentadas pelos distintos promotores culturais, a Associação Guimarães Fado foca-se em novos desafios e projectos designadamente: Programa TV (Amantes do Fado), Gravação de CD/Vídeo dos seus artistas (profissionais e amadores), Festival do Fado, colocação dos seus artistas no circuito “Festivais World Music”.
Apesar da maior parte das suas actividades regulares estarem suspensas – por via das regras de confinamento em vigor – os grupos musicais afetos à Associação Guimarães Fado, iniciaram já as suas atividades dia 1 de Junho de 2020. ficando desde essa data disponíveis para participar em qualquer tipo de ação cultural.
Consta em anexo uma apresentação atualizada e exaustiva destes grupos; assim como da Associação que os representa e apoia, tal como as demais atividades deste organismo.
Enfatizo que todos os grupos se apresentam com elevados critérios de rigor estético e qualidade musical. 3 deles são de carácter profissional e um deles de carácter amador, passando sucintamente a descreve-los e alocando os respetivos vídeos. De notar que estes grupos se distinguem entre o Fado de Lisboa, a Canção de Coimbra ou no original emparelhamento de ambos os géneros.
Carácter profissional
Vera Lima Fatum – Fado de Lisboa, Link.
Fado1111 – Canção de Coimbra, Link 1 e Link 2.
Fado Filius – Canção de Coimbra & Fado de Lisboa, Link.
Carácter amador
Os amantes do Fado – O Fado de Lisboa, na voz dos fadistas amadores da cidade de Guimarães, link.
Comentários sobre o post