Nem o calor abrasador dos últimos dias foi capaz de interromper a Mostra Comunitária da freguesia de Landim, sexta e sábado.
O ambiente festivo atraiu landinenses e forastereiros a uma visita aos diversos expositores, no Largo Fonseca Monteiro, representantes das associações culturais e desportivas, não faltou, também, artesanato e os produtores locais.
“A nossa intenção é trazer os santinhos cá para fora” afirmou o chefe da autarquia local, Avelino Silva, satisfeito com a participação, quer da comunidade como da população das freguesias adjacentes, que marcaram presença na mostra, confiante no próximo ano conseguir trazer “o São João de antigamente”, pois “o povo de Landim ajuda (…) e está cada vez mais junto”.
Foram diversas as atividades e apresentações programadas em cartaz: o desfile da Fanfarra de Escuteiros, o torneiro de Petanca, o jogo de Boccia, a demonstração de Artes Marciais, o jogo de futebol, a homenagem aos Queen e um sorteio.
O chefe da municipalidade famalicense, Mário Passos, visitou o evento acompanhado do executivo da junta de freguesia, conversando e interagindo com os expositores locais.
A música, também, não faltou em Landim, com o concerto do ‘Conjunto Típico do Val’ e do ‘Costinha’, que admitiu viver aquela experiência “com muita intensidade, a praça estava completamente cheia, esteve uma noite agradável e foi um bom espetáculo”. Alguns dos fãs do artista, vindos de fora do concelho, para assistir ao concerto do artista famalicense, que para o cantor “é um orgulho poder trazer essas pessoas (…) e dar conhecimento do que se faz na nossa terra”.
A gastronomia esteve em alta, com barraquinhas de “Comes & Bebes”, porco no espeto e o Festival da Sardinha.
Na opinião da Secretária da Junta de Freguesia, Célia Machado, a mostra foi espetacular, admitindo, ainda, que “durante a tarde não esteve tão propícia a ter muita gente, porque o calor era imenso”, o que não esmoreceu a nostalgia que a própria sentiu durante o evento, pois “eu própria me recordo de vir nas marchas (…) e se deus quiser isso ainda acontecerá um dia”, prometendo trabalhar para isso.
Landim encerrou aquele evento com uma sessão de fogo-de-artifício.
Comentários sobre o post