A apresentação de “Personagens de ao Pé da Porta: Biografias Enoveladas”, decorreu, recentemente, na Quinta das Pirâmides, na freguesia de Telhado, no concelho de Famalicão.
“O aproveitamento destas figuras que lhe chegaram à mesa de trabalho são um património único em Portugal de um escritor que se dedica a um território onde esteve cerca de 26 anos e que consegue, com mestria, transformar a vida em arte”, revelou José Manuel de Oliveira, coordenador-científico da Casa de Camilo.
As obras recriam uma viagem, com sete biografias ficcionadas do autor, percorrendo-se diversas freguesias da cidade e que, em conjunto, completam aquela coleção, de que fazem parte: “Beatriz de Marialva”, “Maria Moisés”, “O Cego de Landim”, “A Morgada de Romariz”, “O Africano”, “O Epidauro de Gondifelos” e “O Comendador”.
Segundo o responsável pela Casa de Camilo, estas obras “juntam o património, a gastronomia e toda uma série de pormenores que transformam estas biografias numa verdadeira riqueza e num produto único ao nível do turismo literário”.
O momento contou com a presença do vereador da Cultura, Pedro Oliveira, que falou na importância de continuar a valorizar Camilo. O autarca apontou ainda, esta nova coleção, como “mais um excelente contributo para a promoção do turismo literário” em torno do autor e do concelho famalicense.
Comentários sobre o post