A edição deste ano do WRC Vodafone Rally de Portugal, que se realizou em maio, gerou mais de 153,7 milhões de euros, resultando num número recorde para a economia nacional.
Este número significa um aumento de 12,5 milhões de euros, face à edição de 2019.
De acordo com um estudo científico da Universidade do Algarve – CiTUR, a receita fiscal direta para o Estado será superior a 18 milhões de euros.
A despesa direta gerada no Rally, formada pelos gastos conjuntos de adeptos, equipas e organização, ascendeu a 76 milhões de euros, mais 3,6 % do que em 2019.
Cerca de 54,4 % da despesa direta, teve origem em adeptos ou equipas não residentes em Portugal, cujos gastos em território nacional promoveram receitas que, segundo o estudo, asseguram “a realização de exportações no valor absoluto de 39.552.876 euros”.
Em média, os turistas estrangeiros, que visitaram o Rally, permaneceram quase três noites em Portugal, com 86 % a mostrarem vontade de regressar ao país no verão e 63 % no inverno.
A receita fiscal sobre o consumo gerado no Vodafone Rally de Portugal superou os 18,2 milhões de euros, só entre IVA e ISP, permitindo ao Estado resgatar 24 % do impacto económico direto da prova.
O Vodafone Rally de Portugal foi um dos três eventos com maior cobertura televisiva do Campeonato do Mundo FIA (WRC). No impacto total, também estão explícitos os valores económicos da projeção da prova através dos media, a qual totalizou quase 78 milhões de euros, entre canais de televisão, meios digitais, imprensa e rádio.
O tempo total de transmissões televisivas do Rally cresceu 18,7% face a 2021.
No mercado nacional, o valor mediático da prova deste ano, foi avaliado em mais de 30 milhões de euros, um crescimento muito significativo de 26,1 % face ao ano passado.
O estudo da Universidade do Algarve destaca que, a prova, desde que regressou ao calendário do WRC, em 2007, já registou 1.563,9 milhões de euros de retorno económico para o país.
“Tal permite concluir que, no conjunto dos impactos, o WRC Vodafone Rally de Portugal 2022 não só retoma como faz crescer as dinâmicas económicas existentes nas edições pré-pandemia COVID-19. Esta perspetiva agregada do contributo do WRC Vodafone Rally de Portugal para a economia do turismo nacional é de todo assinalável e acredita-se que inigualável por nenhum outro evento desportivo e/ou turístico regularmente organizado em território nacional”, conclui o estudo.
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