Portugal Continental está, desde a meia-noite, em situação de contingência devido ao elevado risco de incêndio. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), antevê-se uma nova subida das temperaturas para os próximos dias, sendo que em muitas regiões poderão chegar aos 45ºC.
Esta segunda-feira, Vila Nova de Famalicão vai atingir os 30º de máxima. No entanto, a partir de amanhã, os termómetros vão ultrapassar os 40º.
Até sexta-feira, dia 15, todo o território nacional vai estar em situação de contingência, permitindo a ativação imediata de todos os planos de emergência e Proteção Civil e a passagem para nível vermelho, com mobilização de todos os meios disponíveis. Em perigo máximo de incêndio estão mais de 80 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Braga, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre, Beja e Faro.
O que é proibido?
Devido ao elevado risco de incêndio, está proibido o acesso, circulação e permanência em espaços florestais, assim como a realização de queimadas ou trabalhos nos espaços florestais com recurso a maquinaria.
Está também proibida a utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos.
Cuidados a ter para se proteger do calor:
De acordo com o jornal Público, ondas de calor deste teor podem revelar-se fatais. O jornal avança que entre 1998 e 2017, mais de 166 mil pessoas morreram por causa das ondas de calor, sendo que só em 2003, há registo de 70 mil mortes na Europa.
Para se proteger, a Direção-Geral da Saúde avançou com alguns cuidados a ter, de forma a manter o corpo saudável e com os recursos necessários para resistir às altas temperaturas:
- Procurar ambientes frescos e arejados ou climatizados;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Deve privilegiar (e aumentar) a ingestão de água ou de sumos de fruta natural — sem açúcar, de preferência;
- Evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas.
- Utilizar protetor solar com fator igual ou superior a 30. O ideal? Renovar a sua aplicação de duas em duas horas e após os banhos na praia ou piscina;
- Utilizar roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo. Se possível, utilizar chapéus de abas largas e óculos de sol com proteção ultravioleta;
- Evitar atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente desportivas e de lazer no exterior. Idealmente, deve moderar a atividade física, evitar a exposição direta ou indireta ao sol e garantir ingestão frequente de líquidos;
- Escolher as horas de menor calor para viajar de carro e não permanecer dentro de viaturas estacionadas e expostas ao sol.
Comentários sobre o post