Entre os dias 5 e 7 de maio, Vila Nova de Famalicão está mobilizada para celebrar os 400 anos do nascimento de Molière. Serão promovidas iniciativas que envolvem cerca de uma centena de alunos e professores de três agrupamentos de escolas famalicenses – D. Sancho I, Padre Benjamim Salgado e Gondifelos, assim como da ACE Escola de Artes de Famalicão.
As encenações de peças de Moliére serão apresentadas na Casa das Artes de Famalicão e no Teatro Narciso Ferreira. Destaque ainda para a presença do ator francês Eric Génovèse, da Comédie Française, que vai lecionar uma masterclass e protagonizar uma leitura encenada, no sábado à noite, antes da entrega dos prémios do Festival de Teatro.
As comemorações sobre a efeméride do dramaturgo francês iniciam-se nos dias 5 e 6 de maio, às 21h30, na Casa das Artes, com a estreia de «As Artimanhas de Scapin», numa coprodução da ACE Famalicão e Casa das Artes de Famalicão. Já na tarde do dia 7 de maio, os alunos do Curso de Teatro da ACE Famalicão vão ter uma masterclass com Eric Génovèse, ator da Comédie Française, na Casa das Artes.
No dia 7 de maio, a partir das 16h00, no Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave, alunos do 3.º ciclo dos Agrupamentos de Escolas Padre Benjamim Salgado, D. Sancho I e de Gondifelos vão participar no Festival de Teatro Escolar. Apresentarão, em palco, peças de teatro de Molière, na língua francesa, que prepararam com os seus professores, entre elas, «Le Bourgeois Gentilhomme», «L’Ecole des Femmes ou L’Oiseau en Cage» e «Les Femmes Savantes ou Debout les Carottes».
O encerramento da iniciativa acontece no sábado à noite, pelas 21h30, na Casa das Artes de Famalicão, com leitura encenada protagonizada por Eric Génovèse, que fará a leitura de excertos da peça «Le Tartuffe» (O Impostor) de Molière. Segue-se o momento protocolar de entrega dos prémios ao vencedor e participantes do Concurso de Teatro Escolar, que contará com a presença da representação diplomática de França, de parceiros envolvidos nas comemorações e o presidente da Câmara Municipal.
Comentários sobre o post