Estão de regresso as Mostras Comunitárias de Vila Nova de Famalicão. Interrompidas após o início da pandemia de Covid-19, em 2020, esta iniciativa assenta na valorização da comunidade, enquanto espaço de afirmação, interação e partilha. Traduz-se numa dinâmica e animada exposição coletiva, sobre cada comunidade de freguesia famalicense.
O Mercado Nazareno é a nota de destaque da Mostra Comunitária de Novais, que se realiza no próximo sábado e domingo, dias 9 e 10, respetivamente. Oficinas pascais, gastronomia, desporto e animação musical são algum dos ingredientes que vão poder ser saboreados.
“O regresso das Mostras Comunitárias é um motivo de grande satisfação. A experiência do passado mostra-nos que a sua organização é um fator de união e de orgulho comunitário”, refere o Presidente da Câmara Municipal que, na qualidade de vereador das freguesias, esteve ligado ao nascimento da iniciativa, em 2014.
As mostras fazem-se com as associações formais e informais, mas também com os artesãos e colecionadores, as instituições e as empresas. “São um verdadeiro retrato da dinâmica e identidades locais”, acrescenta o autarca. Vão ter lugar ao longo de todo o ano, de forma rotativa pelas diferentes freguesias do concelho, sempre ao fim-de-semana e com um programa de animação associado desenvolvido pela comunidade.
De notar ainda que nos dias 23 e 24 de abril realiza-se a Mostra Comunitária de Cavalões. A programação das Mostras Comunitárias pode ser consultada aqui.
Comentários sobre o post