O xadrez jovem voltou aos tabuleiros no passado sábado, dia 26, no Pavilhão Gimnodesportivo das Meirinhas, Pombal. Os Campeonatos Nacionais de Jovens de Partidas Rápidas foram organizados pela Federação Portuguesa de Xadrez, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, e da Câmara Municipal de Pombal.
Esta prova reuniu 165 atletas subdivididos em sete escalões: Sub-08, Sub-10, Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Sub-20. Cada torneio foi disputado em Sistema Suíço, em partidas de 3 minutos mais 2 segundos de acréscimo por cada lance e por jogador, com 9 rondas.
O Clube de Xadrez da Associação Académica da Didáxis, o único clube representante do distrito de Braga, esteve com oito atletas em competição, sendo que cinco são estreantes em provas nacionais.
Em grande destaque esteve, mais uma vez, João Pedro Afonso, no escalão Sub-16, que alcançou o 3.º lugar absoluto, com os mesmos pontos que o 2.º classificado, mas pior coeficiente de desempate. O jovem atleta do CX A2D alcançou 7 pontos em 9 possíveis, e ficou a escasso meio ponto do líder João Almeida. Desta forma, João Pedro Afonso afirma-se, na sua terceira época como federado, na elite do Xadrez Jovem a nível nacional, depois de na época passada sagrar-se Vice-Campeão Nacional Sub-14.
Também no escalão Sub-14, José João Pinto esteve em excelente plano ao alcançar o 4.º lugar absoluto (6,5 pontos, em 9 jogos), com os mesmos pontos que o 3.º lugar absoluto, mas pior coeficiente de desempate.
No escalão Sub-08, estrearam-se em competições nacionais Francisco Silva e Santiago Moreira e deram excelentes indicações para o futuro. Francisco Silva, atual Campeão Distrital Sub-08, classificou-se em 7.º lugar alcançando cinco pontos. Santiago Madureira, com apenas cinco anos, classificou-se em 15.º lugar com quatro pontos. O grande vencedor foi Gonçalo Bento (Escola de Xadrez do Porto – Colégio EFANOR).
No escalão Sub-10, João Cotter, atual Campeão Distrital Sub-10, e José António Ramos, atual Vice-Campeão Distrital Sub-10, também deram excelentes indicações para o futuro. João Cotter chegou a causar sensação até à 7.ª sessão, ao lutar por um lugar no pódio absoluto. Todavia, não foi feliz nas duas últimas sessões, mas ainda assim posicionou-se em 6.º lugar (5,5 pontos em 9 jogos). José António Ramos classificou-se em 17.º lugar com 4 pontos. O grande vencedor foi Maksym Faryma (Independente FC Torrense – Setúbal).
Ainda no escalão Sub-14, Duarte Abreu esteve em bom plano ao alcançar o 9.º lugar ex-aqueo com 5 pontos. O grande vencedor feminino e absoluto foi Victoria Cymbron (NS São Miguel – Açores).
Finalmente, no escalão Sub-16, Maria Fernandes estreou-se numa prova federada e classificou-se em 4.º lugar feminino (29.º lugar absoluto, 1 ponto).
Comentários sobre o post