O Festival Política regressa a Braga entre os dias 5 e 7 de maio. A iniciativa, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Braga e da InvestBraga, que tem como objetivo promover a cidadania e a defesa dos direitos humanos volta a ter como palco o Centro de Juventude de Braga. As atividades são todas de acesso gratuito.
O tema principal do Festival Politica 2022 é a “Desinformação”. O festival apresentará uma programação composta por filmes, debates, performances, espetáculos e outras formas de expressão artística que promovam a reflexão e a discussão sobre a desinformação.
“A edição de 2022 tem como objetivos a promoção da cidadania e a defesa dos direitos humanos, assumindo-se como um instrumento de capacitação dos cidadãos para criarem o seu antídoto contra a desinformação a partir do exercício dos seus direitos fundamentais e de uma visão crítica relativamente aos fluxos de informação“, refere Bárbara Rosa, codiretora do festival.
Em colaboração com o Instituto Português do Desporto e Juventude, está a decorrer o concurso de candidaturas às bolsas de criação artística e intervenção cívica de jovens até 30 anos residentes no distrito de Braga. Cada bolsa tem o valor de 500 euros, podendo ser atribuídas nas modalidades de literatura, música, artes performativas, artes plásticas, vídeo ou de formação (workshop).
O desafio é que o tema “Desinformação” seja trabalhado numa, ou mais, das seguintes dimensões: desinformação enquanto ameaça à democracia e aos processos eleitorais; desinformação enquanto fator para a polarização da sociedade e fomento da discriminação e marginalização de grupos populacionais; desinformação enquanto elemento que mina a confiança dos cidadãos nos meios de comunicação social e no jornalismo.
O regulamento completo está disponível aqui. Data limite para o envio de propostas: 12 de março.
Comentários sobre o post