Foram registados mais cerca de 130 mil atendimentos, na sequência do alargamento do horário para serviços relacionados com o cartão de cidadão e com o passaporte nas lojas e espaços cidadãos abrangidos, desde final de novembro.
Avança a Agência Lusa, que de acordo com o Ministério da Justiça, a operação “Casa Aberta”, que decorreu ao longo de oito sábados, permitiu realizar 50 mil atendimentos. Neste seguimento, o Governo decidiu manter o reforço da capacidade de resposta dos serviços em horário alargado.
Desta forma, até final de fevereiro, as lojas de cidadão de Braga, Porto, Vila Nova de Gaia, Coimbra, Laranjeiras, Marvila, Odivelas e Faro, e os balcões de atendimento ao público do Instituto de Registos e Notariado, no Campus da Justiça, no Parque das Nações, em Lisboa, estão a funcionar das 08h00 às 20h00 durante a semana, e das 08h00 às 15h00 aos sábados.
A nota do Ministério da Justiça acrescenta: “Mantém-se também o modelo de atendimento espontâneo, de segunda-feira a sábado, na grande maioria dos balcões do IRN, com o objetivo de maximizar o número de pessoas atendidas”.
O mesmo comunicado relembra ainda que para todos os cidadãos portugueses maiores de 25 anos e com dados biométricos atualizados, “há também a possibilidade de optarem pela renovação automática do cartão de cidadão, com o envio automático da carta PIN com referência multibanco para pagamento da renovação e imediata expedição postal para a respetiva morada”. Desta forma, a renovação por esta via já permitiu que mais de 757.000 portugueses renovassem o seu cartão de cidadão sem necessidade de se deslocarem a qualquer balcão.
O Ministério da justiça lembra que o envio do cartão de cidadão por correio é o método de entrega associado à renovação automática, mas pode também ser solicitado nas renovações presenciais. No método de envio por correio já foram entregues desde setembro de 2020, 1.335.566 cartões de cidadão, evitando assim novamente deslocações aos balcões.
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