Caiu para 15% o valor da poupança das famílias na zona euro, durante o terceiro trimestre de 2021, revelou o Eurostat esta terça-feira, dia 11 de janeiro. Em comparação com o segundo trimestre do mesmo ano, o valor era de 19%.
De acordo com a Eurostat, este é “o valor mais baixo desde o início da pandemia de Covid-19 no primeiro trimestre de 2020, apesar de ainda ser mais elevado do que qualquer valor desde o início da série e até ao início da pandemia”. Ou seja, este é o valor mais reduzido desde que a pandemia começou, mas é, por outro lado, mais elevado do que qualquer valor verificado entre 1999 e 2019.
Sobre esta quebra significativa pode ser justificada pelo aumento de consumo, que se fixou nos 5,8% no trimestre em análise, e também pelo aumento ligeiro do rendimento disponível bruto das famílias para 0,8%.
O Eurostat revela ainda que a taxa de investimento das famílias na zona euro passou dos 9,4% para os 9,6% no terceiro trimestre do ano passado, o maior valor registado desde o segundo trimestre de 2009. Neste caso, o aumento é explicado pelo aumento de 2,2% na formação bruta de capital fixo e no rendimento disponível bruto, fixado em 0,8%.























Comentários sobre o post