São quase 46 mil as pessoas com mais de 65 anos que vivem em situação de isolamento sinalizadas pela GNR e PSP, noticia o Jornal de Notícias. Apesar de vacinas e testes darem uma maior segurança para o convívio, mais de 1700 vão ter uma consoada solitária.
Fazendo um retrato da realidade, o número de idosos que vivem sozinhos ou isolados continua a subir em Portugal. Este ano, a GNR sinalizou mais dois mil casos face ao ano passado, totalizando 44 484 pessoas com mais de 65 anos a viver nesta condição.
Os distritos de Vila Real e da Guarda mantêm-se no topo da lista, com 5191 e 5012 casos, respetivamente, conforme dados atualizados em outubro passado. Pela PSP, estão identificados 1244 idosos em “situação de risco“, mais 253 do que no ano passado.
Neste contexto, a GNR prevê que 1751 idosos vão passar a noite da consoada sozinhos.
Ainda assim, numa nota mais positiva, prevê-se que, neste ano, o Natal seja mais reconfortante, com muitos idosos a voltarem a ter a companhia da família, ao contrário do ano passado. Devido à alta taxa de vacinação e à maior facilidade em realizar testes rápidos gratuitos de deteção da covid-19, a confiança das famílias aumentou e muitas já se preparam para ter um Natal mais parecido com o tradicional, dentro dos possíveis.
Comentários sobre o post