A freguesia de Mogege comemorou na passada quarta-feira, dia 8 de dezembro, o seu Dia de Freguesia. Um dia que pretende “abrir as portas à comunidade”, tal como realçou Carlos Lima, Presidente da Junta de Freguesia.
“Somos uma freguesia pequena, mas com coração grande. Temos a virtude de nos conhecermos a todos, e assim surge a necessidade de nos darmos a conhecer à comunidade. Os dias de freguesia são um abrir de portas à comunidade – aquilo que somos, o que fazemos e para onde queremos ir”, destacou o autarca.
Neste âmbito foram homenageados nesta cerimónia vários cidadãos e cidadãs que se distinguiram nas diferentes áreas no ano de 2021, desde a saúde, passando pelo desporto, título póstumo, entre outras. Este ano, a iniciativa de Junta de Freguesia foi realizada no Centro Paroquial, um local mais espaçoso e que permitiu a concretização da cerimónia de forma segura.
O Quinteto de Metais da Banda de Riba D’Ave deu o mote para o início da cerimónia que contou também com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos.
O Presidente da Junta de Freguesia destacou as várias áreas em que Mogege tem personalidades de destaque. Para os profissionais de saúde, destacou o seu espírito de sacrifício: “são pessoas que trabalham em prol da comunidade, roubando tempo da sua própria vida para se entregar a uma causa comum que é a saúde”. Para os atletas apontou a força de vontade “o esforço e tempo que despendem”.
Carlos Lima apelou ainda ao Presidente da Câmara para que se resolvam “as carências da freguesia”, dando o exemplo da entrada principal da freguesia de Mogege, em que têm acontecido muitos acidentes junto à Vim. “É urgente resolver esse problema”, apontou.
Por fim, realçou ainda a importância deste dia para reconhecer o desenvolvimento da comunidade: “O mérito deste dia é conhecermos aquilo que somos e para onde queremos ir”.
“Provavelmente muitos de nós não sabia que os homenageados aqui hoje se tinham destacado em alguma área. Também não sabíamos que tínhamos tanta gente ligada à saúde. E a maior parte são tudo pessoas muito novas, o que quer dizer que é uma freguesia que está a emergir agora e que as pessoas novas se estão a destacar. E isso fortalece-nos como comunidade” concluiu.
Mário Passos, Presidente da Câmara Municipal, louvou o formato desta iniciativa, em que presta homenagem às individualidades nas mais diversas áreas de intervenção: “O mérito destas pessoas quer dizer que são bons exemplos, o que é necessário na comunidade, e que depois têm essa capacidade intrínseca de contagiar os outros”.
O autarca municipal salientou ainda uma outra dimensão que se prende com a “reflexão da nossa comunidade e do nosso território, de forma a evidenciar défices”, que devem ser sinalizados “em tempo real”.
“Não vou deixar ninguém para trás, a não ser que o tal défice, que porventura haja, não seja sinalizado. Por isso convoco-vos para que também vós sejais, tal como eu quero ser, os guardiões uns dos outros, por forma a que, em conjunto, possamos resolver os défices que possam existir em cada uma das nossas 49 comunidades de freguesia”, reforçou Mário Passos.
Sofia Oliveira, a atleta da modalidade de Kickboxing, recebeu a distinção de mérito desportivo e revelou que é “um orgulho representar Mogege e Famalicão pelo mundo fora”.
“Tanto a Freguesia como a Câmara têm-me ajudado a evoluir nesta modalidade, portanto será sempre um agradecimento que eu tenho que fazer para eles e fico muito orgulhosa por me reconhecerem”, revelou.
Nelson Machado, homenageado da área da saúde, falou sobre a «situação ímpar» que o país atravessa devido à pandemia de Covid-19, e que tem colocado todos os profissionais de saúde à prova. “Mas foi para isso que nos formamos. Estamos cá para dar o nosso melhor e para tentar ajudar as comunidades da melhor maneira possível”, assegurou. Sobre a homenagem que recebeu, foi para si, o “reconhecimento de muito trabalho”.
Já Paula Machado, enfermeira também distinguida neste Dia de Freguesia, reforçou que estes dois anos foram de «muita coragem» por parte dos profissionais de saúde, que sempre estiveram à frente e junto da população. “Agradeço imenso ao Presidente da Junta de Freguesia por se ter lembrado deste pequeno cuidado, que realmente foi um reconhecimento pelo nosso trabalho”, congratulou.
Comentários sobre o post