A partir desta sexta-feira, os portugueses vão pagar mais pelo consumo de eletricidade e gás natural. A subida vai ser de 1,05 euros por mês, em média, para a maioria dos consumidores de eletricidade em mercado regulado. Além disso, entra em prática também o aumento de 0,3% do preço do gás natural para os consumidores também no mercado regulado.
O preço da eletricidade volta a aumentar, atingindo os 216,01 euros por MWh, ao contrário dos 189,90 euros por MWh que se tinham registado anteriormente. A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) determinou uma subida de 1,05 euros por mês para a maioria dos consumidores em mercado regulado. Já para quem tem uma potência contratada de 6,9 kVA irá pagar mais 2,86 euros.
Quanto ao gás, o regulador da energia anunciou que “estão sujeitos a estas variações os cerca de 243,5 mil consumidores que permanecem no comercializador de último recurso e que representam cerca de 2% do consumo nacional”, estando a maioria já no mercado livre.
De acordo com os cálculos da ERSE, para um casal sem filhos (consumo tipo 138m3/ano), com uma fatura média mensal de 10,90 euros, o aumento será de 0,04 euros.
Já para um casal com dois filhos (consumo tipo 292m3/ano) e uma fatura média mensal de 20,23 euros a variação será de 0,07 euros por mês.
Comentários sobre o post