No passado domingo a comunidade juntou-se nas imediações do mosteiro de Santa Maria para dar as boas vindas ao novo sacerdote daquela paróquia. Às 11h00 o agrupamento de escuteiros iniciou o desfile até ao Salão Paroquial. Acompanhado pelo Arcipreste Padre Francisco Carreira, pelo Padre Carlos Cadeias, que cessa funções, ao fim de meio século ao serviço da paróquia de Terras de Santa Maria, Paulo Pereira foi recebido pelos fieis com grande alegria.
O responsável do agrupamento de Escuteiros de Oliveira Santa Maria, Benjamim Cardoso, descreveu o sentimento vivido como dois opostos: “Alegria de receber um novo pároco, uma pessoa jovem que nos vai ajudar na comunidade que temos, e de tristeza, porque são 52 anos com o Padre Carlos com a comunidade”.
Benjamim Cardoso salientou ainda a boa prestação do Padre Carlos que acredita ser também possível com o Padre Paulo Pereira. A comunidade esteve presente em peso, para reconhecer o trabalho do antigo pároco e receber o novo: “A comunidade tem muito a agradecer ao Padre Carlos, por tudo o que fez pela freguesia, e que vai continuar a fazer, e foi uma maneira de receber também o Padre Paulo. Somos uma comunidade que recebe bem toda a gente”.
Para o pároco Carlos Cadeias, a sua missão não termina aqui. “Continuo a ser padre, a ser cristão, a residir aqui, e na disponibilidade de ajudar em tudo o que seja necessário”, realçou. O dia foi sentido “com grande alegria”, destacando a recetividade da comunidade à fé. “Veio um novo pároco que me sucede e que eu vejo realmente com uma grande esperança de que mantenha ou fortaleça a igreja nesta paróquia”, salientou.
Como padre sente o carinho da comunidade e confidenciou que leva um bom sentimento dos 52 anos de serviço na paróquia. “A gratidão fica sempre cá dentro pela colaboração dada como pároco e sem dúvida que o carinho do povo é sinal da fé que têm, e tenho a certeza que esse carinho vai continuar com o novo pároco”.
Por sua vez, o pároco Paulo Pereira sentiu um bom acolhimento da comunidade de Oliveira Santa Maria. “Acho que fui muito bem recebido. A paróquia mobilizou-se muito bem, pareciam-me todos muito entusiasmados e isso para quem chega também nos enche o coração”.
A sensação de “uma paróquia com as portas abertas” foi referida pelo pároco, que agradeceu a mobilização da comunidade. “Só tenho a agradecer. Esta primeira abordagem foram muito acolhedores, muito simpáticos, mostraram de facto um exemplo de um bom acolher”, acentuou.
Comentários sobre o post