Na comemoração do Dia Mundial da Sociedade da Informação, que se assinalou ontem, a Casa do Conhecimento de Vila Verde organizou uma iniciativa para sensibilizar a população sobre a propagação de notícias falsas ou estratégias de desinformação.
“Desinformar: é fácil, é barato e dá milhões… de ‘likes’. Que fazer, então?”, foi o mote que levou Joaquim Fidalgo, investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, a aprofundar o papel do cidadão na propagação, ou no bloqueio, da falsa informação.
O investigador académico enunciou vários conselhos sobre a temática das ‘Fake News’, assim como “os tipos e formas de manipulação da informação, na verdade, meia-verdade e falsidade da informação”.
“Vamos trabalhar para combater a desinformação, procurar ser mais observadores, repensar o que vemos e lemos, para que estejamos mais informados, ativos e interventivos, no sentido de melhorar a comunicação em sociedade”, desafiou a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, na sua intervenção durante a jornada de reflexão e debate.
A autarca partilhou ainda: “Estar conectado é uma mais-valia, porque é também comunicar, estar ligado à sociedade e um meio de conhecer o mundo e chegar aos outros. Hoje em dia, as tecnologias são tão abrangentes, que têm a capacidade de conectar numa mesma ligação pessoas geograficamente dispersas, como é o caso deste encontro, para uma mesma finalidade- a de comunicar e de informar”.
A conferência abriu com uma intervenção do Vice-Presidente da autarquia e Vereador da Educação e Ação Social, Manuel Lopes, que deu destaque ao poder da informação e à importância das ferramentas da comunicação e da sua utilização.
No painel de comunicações, o coordenador da Casa do Conhecimento de Vila Verde, José Ismael Graça, abordou várias temáticas: o fenómeno da desinformação no contexto da globalização e da digitalização, a classificação de tipos de desinformação, a forma de identificar notícias falsas e o contexto das redes sociais.
De seguida, José Gabriel Andrade, professor e diretor da Casa do Conhecimento da Universidade do Minho, deu início à exposição “O Espaço Digital na Construção do Conhecimento”, focando-se na estrutura dos media, na produção de conteúdos na dimensão local e global, nos mercados consumidores desses conteúdos e no perfil dos profissionais dos media.
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