Com uma malhada de centeio e um arraial arranca a “Rota das Colheitas”, na versão de 2024, iniciativa do Município de Vila Verde que, e durante 4 meses, proporciona mais de 50 eventos ligados às tradições do mundo rural e às atividades agrícolas.
A malhada de centeio terá lugar em Aboim da Nóbrega e Gondomar. O arraial popular em Freiriz, com feira e mostra de produtos agrícolas locais. A programação regista gastronomia, música e festividades.
A festa “Convívio de Verão” realizar-se-á, em Freiriz, na noite de hoje, sexta-feira e, também, no sábado, num verdadeiro desafio para juntar moradores, emigrantes e visitantes, com momentos de diversão e lazer.
Uma nota da autarquia antecipa outras iniciativas:” Sob organização da Junta de Freguesia e com o apoio do Grupo de Jovens, de várias empresas locais e do Município de Vila Verde, o convívio inclui uma homenagem às campeãs de futebol feminino do Regadinhas de Freiriz”.
A mesma informação anota ainda: “O programa inclui espetáculos de dança e música, atuação do Grupo Folclórico ‘União de Tradições’, porco no espeto e espaços de diversão infantil, além de uma área para exposição e venda de produtos da agricultura local. A recriação da tradicional malhada de centeio faz parte das atividades de referência da programação na Rota das Colheitas. Para este sábado, às 15h, numa eira antiga de Aboim da Nóbrega e Gondomar, está agendado um momento especial de animação, com folclore, petiscos e vinho verde”.
Dá-se nota, ainda: “Em Casais de Vide – Gondomar, na Eira da Pequenina, vai ter lugar uma prática agrícola totalmente fiel aos moldes antigos, em que não faltam os trajes de época, as alfaias de outrora, a música popular e o merendeiro no final. O evento é organizado pela Junta de Freguesia de Aboim da Nóbrega e Gondomar e pelo Rancho Típico das Lavradeiras de Aboim”.
























Comentários sobre o post