Atividades de enriquecimento escolar (AECs), para todos os alunos do 1.o Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Vila Verde, vão ser promovidas pela autarquia. Para tanto, o Município firmou parcerias de cooperação com diferentes Entidades, em cooperação com Agrupamentos de Escolas.
A aposta sustenta-se na relação de proximidade, o que levou a Presidente da Câmara Municipal, Júlia Rodrigues Fernandes, a explicar que a celebração dos novos protocolos se insere no “plano em desenvolvimento para promover e implementar medidas de apoio à família, consolidando a oferta de uma escola de excelência e a tempo inteiro no concelho”.
Para a Chefe da Municipalidade trata-se de “ um novo ciclo de cooperação, em que procuramos aproveitar a experiência, os conhecimentos e os recursos das nossas escolas, instituições e comunidades envolventes, para prosseguir e fortalecer cada vez mais um trabalho de excelência, único e diferenciador no ensino em Vila Verde, a favor dos mais novos e também das famílias”.
Em comunicado, a autarquia salienta: “A oferta de AECs, que deverá iniciar-se logo no arranque do novo ano letivo nas escolas do 1º ciclo no concelho, incide sobre domínios de desporto e bem-estar, artes plásticas e performativas, oficinas de línguas, ciências experimentais e tecnologias”.
Para a Câmara o objetivo é “privilegiar a ligação da escola com o meio, o exercício de valores de solidariedade e voluntariado, assim como a dimensão europeia da educação”, sendo que a frequência é “facultativa e de natureza eminentemente lúdica, formativa e cultural”.
Entre as associações, movimentos culturais e instituições sociais envolvidos neste processo, estão a Cruz Vermelha Portuguesa, a Casa do Povo de Vila Verde, a Associação Expressar, o Centro Social do Vale do Homem, a Associação Massive Perspective e a Casa do Povo da Ribeira do Neiva. Ainda fazem parte, a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Jardim de Infância e da Escola Básica de Oleiros.
Comentários sobre o post