Com vista à valorização de um dos maiores legados do património da região, a Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, em Vila Verde, inaugurou na noite da passada sexta-feira, uma exposição dedicada “ao Traje e ao Trajar do Baixo Minho”.
Em comunicado, o município refere que a exposição é constituída por três núcleos temáticos. Integra peças soltas do trajo feminino e masculino, manequins que exibem algumas tipologias mais usuais e também os tradicionais agasalhos femininos, como xailes e mantas.
Na inauguração da exposição, a presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes fez questão de salientar a importância de manter a tradição do traje minhoto: “É para nós um motivo de orgulho poder apreciar a tradição do nosso povo e sua indumentária, que tanto nos diferencia. É extremamente importante que os nossos ranchos continuem a manter este maravilhoso legado, que representa uma grande mais-valia do património que caracteriza e identifica a nossa região”, defendeu Júlia Fernandes.
José Pinto, membro da Rusga de S. Vicente, responsável pela organização, explicou que com esta exposição, a associação pretende “desmistificar alguns preconceitos sobre a indumentária do traje do Baixo Minho”.
A cerimónia de abertura contou com os cantares do Rancho Folclórico de Marrancos, seguindo-se uma visita guiada a todos os núcleos da exposição.





























Comentários sobre o post