Lançar sementes para a sustentabilidade do futuro é o desafio do município vilaverdense aos alunos do ensino básico, que participam, esta quarta-feira, dia 20, numa sementeira de espécies arbóreas.
Segundo a nota À comunicação social, o evento aconteceu no horto municipal, com o objetivo de sensibilizar as novas gerações e a comunidade local para a importância de árvores e plantas naturais do território, devido ao “impacto para a sustentabilidade ambiental e resiliência ao fogo e alterações climáticas”, pode ler-se.
A presidente da Câmara Municipal, Júlia Rodrigues Fernandes, acompanhada pelo vereador do ambiente Patrício Araújo, convidaram os jovens a colocar sementes de árvores num terreno preparado por técnicos do Município. Castanheiros, sobreiros, carvalhos e azevinho foram as espécies selecionadas para esta sementeira.
A autarca sublinhou que “perante os efeitos das alterações climáticas que cada vez mais sentimos na vida de cada um”, torna-se imperioso que as crianças e jovens deem sequência ao “excelente trabalho” que vem sendo desenvolvido nas escolas do concelho ao nível da sustentabilidade e da valorização do meio ambiente.
Numa ação que contou ainda com a participação de técnicas da divisão da educação, Patrício Araújo explicou o processo de desenvolvimento das sementes e das plantas, reforçando “o valor ambiental e também social e económico” da floresta autóctone para o território e para a qualidade de vida das populações.
O programa de comemoração da Semana da Floresta Autóctone está a decorrer, em Vila Verde, até sábado com outras atividades, de acordo com a informação publicada no dia 18.
Comentários sobre o post