Foi publicado o concurso público internacional para a elaboração do “Estudo Prévio” da Variante EN 101 no concelho de Vila Verde, dando seguimento a um compromisso assumido pelo ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, refere uma nota enviada à comunicação social.
A presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, assume a satisfação pelo lançamento do concurso, sublinhando a “confiança reforçada” na concretização de uma “obra estruturante absolutamente estratégica para o desenvolvimento do concelho”.
O procedimento inclui a execução dos diferentes estudos necessários para decidir sobre o financiamento e projeto de execução da obra, designadamente a definição do traçado e estudos de tráfego, obras de viadutos e interseções, geológico e geotécnico, hidrológico e impacto ambiental.
“Este é um passo decisivo e a concretização mais importante conseguida até hoje, em todo o longo processo para a construção desta via que vai servir de variante às estradas nacionais 101 e 201, numa luta de todo o concelho e que tem já mais de 20 anos”, afirma Júlia Rodrigues Fernandes.
A autarca relembra a “importância nevrálgica das EN 101 e 201 qua atravessam o concelho”, frisando a necessidade de “resolver o problema de estrangulamento das duas vias, que prejudica o desenvolvimento da região e provoca situações de absoluto desespero para pessoas, empresas e demais instituições”.
No valor de 450 mil euros (acrescido de IVA), o concurso – lançado pela IP e publicitado também no Jornal Oficial da União Europeia – as propostas devem ser entregues até às 17h00 de 5 de Maio.
O objetivo formalizado no concurso explicita “o desenvolvimento do estudo prévio” de forma a dar continuidade para norte à atual Variante do Cávado, que liga Braga à Vila de Prado.
Aquele abrange as freguesias de Vila de Prado, Soutelo, Turiz, Loureira, Vila Verde e Barbudo, União das Freguesias de Esqueiros, Nevogilde e Travassós, Gême, União das Freguesias de Pico de Regalados, Gondiães e Mós, e Prado S. Miguel.
Na projeção da futura variante, serão de admitir interseções de acesso no final da atual Variante do Cávado, na Loureira, em Vila Verde em Gême e no final da nova via, aproximadamente ao km 71+800 da EN101.
Para levar a cabo este trabalho – com prazo de execução de um ano – serão elaborados os estudos de viabilidade de corredores e dos traçados, assim como os estudos das obras de arte, geológico – geotécnico, da pavimentação, da drenagem, de tráfego, de cartografia e de impacto ambiental.
Finalizado o Estudo Prévio, conforme foi agora concursado, estarão asseguradas as condições por forma a garantir o financiamento e o projeto de execução da variante, conclui.
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