“É um verdadeiro hino ao mundo rural” – classificou a Presidente do Município de Vila Verde, ao apresentar a Festa das Colheitas, cuja programação vai decorrer de 5 a 9 de Outubro, inscrevendo a XXX Mostra de Produtos Regionais.
Júlia Fernandes, a chefe dessa autarquia, balizou o sucesso da iniciativa pela “qualidade e autenticidade genuína” que se reconhece em todo o conjunto de iniciativas e ações que compõem o programa.
Numa conferência de imprensa em que esteve acompanhada pelos vereadores Manuel Lopes, Michele Alves e Patrício Araújo, assumiu que são esperadas dezenas de milhares de visitantes para os cinco dias de festa, numa verdadeira “exaltação do genuíno pulsar do mundo rural”.
Nessa festa sobressai a elevada qualidade dos produtos agrícolas e pecuários, assim como – destaca-se – “a singularidade e a inegável valia de um artesanato multifacetado, a saborosa e imperdível gastronomia e momentos de animação e entretenimento, tendo como pano de fundo a cultura e a música populares“.
Quim Barreiros e Jorge Loureiro são cabeças de cartaz da animação musical, num programa em que as concertinas marcam encontro. Há, ainda, uma noite de desgarrada e cantares ao desafio. A diversidade musical alinha a presença da Orquestra Com’Traste, da Escola de Música da Vila de Prado, da Banda Musical de Vila Verde, da Academia de Música da Cidade e do Projeto Cultura para Todos.
Os espaços de restauração, das tasquinhas e da “Festa do Caurdo” são outros atrativos da Festa, juntamente com os diversos concursos dedicados a produtos típicos da região, passando pelo artesanato, doces e compotas, até à broa e vinho.
São igualmente marcantes atividades como a desfolhada, magusto, pisada de uvas e prova de vinho de bica aberta, os concursos pecuário e avícola, a corrida de cavalos, a Festa do Cogumelo, atelier’s e os ‘showcooking’. Há espaço, também, para palestras e conferências sobre o mundo rural e a atividade agrícola.
Para a concretização de um evento tão diversificado e “com esta envergadura”, a Presidente do Município, Júlia Fernandes, sublinhou o contributo das instituições, das Juntas de Freguesia, das empresas e do forte movimento associativo do concelho, incluindo a Atahca, a Caviver, a AMIBA, a Aliança Artesanal e, também, a Escola Secundária e a EPATV.
Comentários sobre o post