A feira quinhentista, por terras de Vila Verde, realiza-se de 26 a 28 e é dedicada a Sá de Miranda.
Centenas de alunos de diferentes níveis de ensino e diversas organizações associativas juntam-se, no próximo fim-de-semana, em Vila Verde, para reeditar a Feira Quinhentista dedicada a Sá de Miranda. Durante três dias, dezenas de espetáculos e recriações históricas marcam um programa intenso de atividades lúdicas e culturais.
Sá de Miranda é conhecido por Poeta do Neiva, Júlia Rodrigues Fernandes fez questão de “relembrar a importância deste (…) escritor, da importância que ele teve no panorama literário nacional, ele que foi o introdutor do soneto em Portugal.”
Organizado pela Câmara Municipal de Vila Verde, o evento assume-se como uma oportunidade para aprofundar conhecimentos da história do concelho e do país.
Na conferência de imprensa, desta terça-feira, dia 23, a chefe da municipalidade vilaverdense referiu a importância do envolvimento das escolas, daquele concelho, em juntar-se à iniciativa “é uma forma de nós passarmos testemunho aos mais novos, por isso o objetivo, de um lado, a homenagem, mas por outro lado este objetivo pedagógico, de nós levarmos aos mais novos e de não deixarmos esquecer esta figura.” [Sá de Miranda] – Referiu.
São vários os momentos que lembram o tempo vivido por Sá de Miranda em Terras de Vila Verde. “O desfile, que é o momento muito importante, o cortejo histórico, onde temos a presença do Sá de Miranda e da Briolanja, onde temos a visita do Rei, onde toda a gente é convidada, vestir-se à época, e connosco fazer este cortejo histórico.” – Lembrou a edil.
Com abertura marcada para esta sexta-feira, dia 26, se visitar Vila Verde poderá assistir: Lutas de espada e declamações de poesia, música ao vivo, artes circenses e teatro de rua, dança, artesanato, desfiles, gastronomia, demonstrações de armas, exposições e espetáculos de época.
Num ambiente inspirado na época quinhentista, o certame conta com a participação de artesãos, mercadores e gastrónomos, assim como alunos do pré-escolar ao secundário, trajados e em tendas ou bancas que retratam os usos, costumes e modo de vida daquela época
O ponto alto está marcado para as 21h00, de sábado, dia 27, com o Sarau Cultural, dedicado a Sá de Miranda. Alunos dos diferentes estabelecimentos escolares do concelho vão atuar em palco, com diversos momentos de música, representação e declamação de poesia.
Comentários sobre o post