Uma exposição de Bordados da Ribeira do Neiva, trabalhos elaborados por um Curso de Formação, promovido pela União de Freguesias dessa terra e, também, por utentes da ATAHCA – Associação das Terras do Homem, Cávado e Ave, está patente nos Paços do Concelho de Vila Verde.
A presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, assinalou a abertura da exposição, elogiando a qualidade dos bordados e o contributo da iniciativa para a valorização de uma atividade artesanal que marca de forma profunda a identidade do concelho.
O Presidente da União de Freguesias da Ribeira do Neiva felicitou as formandas pelo que considerou “admiráveis trabalhos realizados” e agradeceu “a todos os que colaboraram e, dessa forma, contribuíram para o sucesso da formação e para a concretização da exposição, em especial à formadora Rosa Lopes, à ATAHCA e à Câmara Municipal de Vila Verde”.
A mostra, que pode ser visitada até ao próximo dia 27 do corrente, apresenta trabalhos em panos de linho e algodão, os quais dão nota de motivos variados – versos e vários desenhos, inspirados nos Lenços de Namorados – bordados com pontos diversos: pé de flor, cadeia, espiguilha, pé de galo, nozinho, recorte, cheio, areia, canutilho, ponto de castelo branco, espinha de peixe, entre outros.
Trata-se de uma mostra de 22 trabalhos produzidos pelas 16 formandas do Curso de Bordados, que decorreu em Godinhaços, entre os dias 23 de setembro e 9 de dezembro, sob a orientação da formadora Rosa Lopes.
Comentários sobre o post