A cerimónia de abertura de uma exposição inserta na XII Bienal Internacional de Arte Jovem realizar-se-á amanhã, sábado, pelas 15H00, na antiga Escola Primária de Vila Verde que viu requalificadas as suas instalações.
A sessão, que contará com a participação da presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, do diretor artístico da Bienal e dos artistas premiados, inclui a visita ao conjunto de obras expostas nos diferentes espaços do edifício da antiga escola primária de Vila Verde.
Com a maior participação de sempre, a XII Bienal Internacional de Arte Jovem, recebeu 194 projetos de trabalhos, os quais foram apresentados por 120 concorrentes de Portugal, Espanha, Eslovénia, Polónia, Brasil e Angola.
Foram selecionadas 104 obras de diversas modalidades artísticas (fotografia, pintura, instalação, escultura e vídeo), da autoria de 102 artistas. Estas obras podem ser apreciadas até 16 de dezembro. Os vencedores desta Bienal foram Eva Maria Moreira Resende (“Destroying Memorie Serie”) e Laura Pinto da Mota (“Sei que muitos dias acordas e desejas estar completo/Aos Teus Pés”), que venceram, ex-aequo, o Grande Prémio da Bienal, patrocinado pelo Banco BPI. O segundo prémio foi para “Pétalas de Luz”, de Maria Luísa Capela Rodrigues Carvalho. O Prémio Revelação, patrocinado pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) para autores até aos 20 anos de idade, foi atribuído a “Sinfonia num Lugar de Tensão”, de Maria de Monserrate Ribeiro e Costa.
Aos premiados, juntam-se seis menções honrosas, para as obras de Lucas Varillas Fernández, Pedro Gramaxo, Rui Filipe Freitas Ferreira, Sally Santiago, Susana Cristina Ferreira de Carvalho, Maria Luzia Almeida Cunha de Alegre e Silva.
Na organização desta Bienal – destinada a artistas nacionais e estrangeiros até aos 35 anos de idade – o Município de Vila Verde conta com a colaboração da Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela e da Associação D’Arte – Associação de Jovens Artistas de Vila Verde, tendo ainda o apoio do Instituto Português do Desporto e da Juventude (Direção Regional do Norte) e do Banco BPI como patrocinador principal.
O programa inclui, também, a exposição dos artistas convidados da XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira, que pode ser visitada até 7 de Dezembro, na Biblioteca Municipal Prof Machado Vilela, em Vila Verde.
PUBLICIDADE























Comentários sobre o post