O Dia Mundial da Árvore foi assinalado, hoje, pela Câmara Municipal de Vila Verde que agendou um conjunto de iniciativas, as quais envolveram as comunidades escolares do concelho e departamentos autárquicos do ambiente e da protecção civil.
A Chefe do Executivo camarário marcou presença no Monte de S. Frutuoso, local castigado por incêndios no passado Verão. Júlia Rodrigues Fernandes aproveitou para deixar uma mensagem de apelo com uma postura de “alerta e vigilância” que – disse – “deve mobilizar toda a população em defesa das árvores e da floresta, da natureza e do meio ambiente onde vivemos”.
“O objetivo é que o nosso concelho seja o mais verde possível” – precisou a mesma edil. Para isso – referiu – “é fundamental estarmos todos mais vigilantes e conscientes da responsabilidade que temos para proteger este espaço e este planeta, porque não temos outro onde viver”. Concluiu, afirmando lamentar os efeitos nefastos dos incêndios, mas reflectiu a esperança no contributo da nova geração de jovens e alunos do projeto Eco-Escolas.
No monte de S. Frutuoso, nas localidades de Ponte S. Vicente e Sande, alunos da Escola Básica 2,3 de Vila Verde fizeram uma declamação de poesia, a que se seguiu uma plantação de pinheiros, envolvendo também autarcas e serviços municipais. Os alunos deslocaram-se ainda à Biblioteca Municipal Prof Machado Vilela, onde usaram as árvores decorativas para exporem os seus poemas – dá nota um texto do município de Vila Verde.
Na Escola Secundária de Vila Verde, o dia foi assinalado com a realização da palestra “Alterações Climáticas – Novos Desafios de Proteção Civil’, num espaço de reflexão de debate que contou com a dinamização do Serviço Municipal de Proteção Civil.
Comentários sobre o post