“Huraclown” – Aziz Gual (MX)
Data: Sabado,16 de Outubro 2021 – 15h30
Local: Teatro Municipal de Vila do Conde – Foyer (1o andar) Duração: 50 minutos
Público alvo: público em geral
Bilheteira: gratuito
Aziz constrói um espetáculo em espiral que desperta a infância dos adultos e agita as emoções das crianças. Trata-se de mergulhar na essência humana, com provocações simples e paradoxalmente complexas. São números de clown que nos levam a uma saudável degustação de emoções onde Aziz tenta mostrar os humores e comportamentos que se enquadram no instante poético do palhaço. É um espetáculo que procura a atualidade, compreender as linguagens contemporâneas e integrá-las numa poesia humorística autêntica e de qualidade. É um espetáculo que diverte, mas também convida à reflexão, é uma viagem pela vida, pelos seus momentos felizes e amargos, sonhos e desilusões, mas acima de tudo tem uma mensagem de esperança.
Aziz Gual, diretor e Palhaço mexicano. Nasceu em 5 de setembro de 1969 na Cidade do México. Graduado na Ringling Bros and Barnum & Bailey Clown College. Complementou sua carreira com a Técnica Lecoq, em Master classes com Marcel Marceau, na Ecole Du Cirque Space Catastrope em Bruxelas, Bélgica. É discípulo do premiado artista do Circo Russo Anatoli Locachtchouk, bem como de Tatiana e Yuri Velov. Participou do maior espectáculo do mundo Ringling Bros and Barnum & Bailey Circus, no México, EUA e Canadá, foi colaborador na criação do Projeto Mundial de Circo do Cirque Du Soleil no México. É o fundador e diretor da companhia Cumbre Clown com a qual criou uma dezena de espetáculos. Em 2014 fundou o refúgio cultural “Casa Del Tonto”, um espaço de residência, criação e formação para palhaços em Cuernavaca México. Fez tournées internacionais por diversos países, em todo mundo, dando workshops e apresentando seus espectáculos: “Huraclown” e “De risa en Risa“. Em 2006, recebeu o prêmio Wolf Rubinskis da crítica especializada de melhor jovem ator.
Gala Solidária
Data: 17 de outubro 2021 (sábado) – 21h30
Local: Sala 1 – Teatro Municipal de Vila do Conde
Duração: 90 minutos
Público alvo: Público em Geral
Bilheteira: 10€ público em geral; 6€ para menores 12 anos, estudantes, reformados, desempregados e profissionais das artes do espectáculo.
A gala de sábado à noite é um dos momentos mais altos do Encontro Internacional de Palhaços de Vila do Conde. Cada companhia ou artista participante no encontro apresenta um sketch do seu trabalho.
Este ano, o valor da bilheteira da Gala Solidária irá reverter para o projecto INTERNATIONAL CLOWN LAB.
O LABoratório Internacional de Clown surge em 2019 a partir do desejo do Tom Roos de criar uma escola de clown minimalista em Portugal e além-fronteiras. Em parceria com a Companhia Nuvem Voadora e Eva Ribeiro desenvolveram um conceito de laboratório de pesquisa, internacional, nómada e itinerante. Desde então, o LABoratório internacional de clown realizou-se em Montemor-o-Novo, Sátão, Viseu, Beirã, Marvão e, em 2021 em Bargny no Senegal. Com forte enfoque na criação artística e com o objetivo de difundir a arte do clown em Portugal o LABoratório Internacional de Clown vive também de uma forte componente comunitária. Cada laboratório constitui-se como uma imersão onde, durante 10 ou 12 dias, os participantes podem mergulhar na investigação artística e inspirar-se na natureza e nos locais que os acolhem. Para a realização de cada laboratório, têm-se estabelecido parcerias com associações e grupos locais. No final de cada curso é realizada uma apresentação para a comunidade onde os alunos mostram o resultado do processo criativo.
“Chou” – Cia SejaDonoDoSeuNariz (PT)
Data: Domingo,17 de Outubro 2021 – 15h30 Local: Teatro Municipal de Vila do Conde Duração: 50 minutos
Público alvo: público em geral
Bilheteira: gratuito
Uma empregada especial deambula pelo teatro; um dia o espectáculo não começa e Maria inicia a sua viagem pelo palco levando-nos até ao seu mundo divertido e fantástico onde nos dá a conhecer a sua paixão pela Ópera e seus cantores. Maria sonha cantar, Maria sonha com não ter de trabalhar, Maria sonha e leva-nos de forma divertida e poética a sonhar e a questionar. Um espetáculo de Clown sem palavras que nos leva de forma descontraída à reflexão e a sonhar que talvez dentro de cada Maria, empregada, mãe, pode estar guardada uma Maria, Diva cantora.
Catarina Mota, actriz, aderecista, marionetista e clown, destacam-se da sua formação o Curso Profissional de Artes e Ofícios do espectáculo(Chapitô), assim como as formações com artistas como, Pepe Nunez, José Carlos Barros, João Calixto, Amândio Anastácio, Miguel Moreira, Karim Dakroub, Cia. Philippe Genty, Agnés Limbos, Ana Piu, José Carlos Garcia, Tom roos, Ricardo Gaete,Rob Marchand, Nuno Pino Custódio, Teatro o bando,Isabel Biu e ,Maria João Serrão. Tem igualmente formação contínua em dança e canto. Co- fundadora da companhia de Clown MadameNezRouge (2011 a 2015) com a qual apresentou espetáculos em Portugal, França e Argentina. Ao longo do seu percurso profissional colaborou, entre outros, com companhias como Alma d ́Arame, Echo Echo Dance Theater Company, Lua Cheia Teatro para Todos, Chapitô companhia de animação,PIA Projectos de Intervenção Artística, Companhia Caótica, Associação Fosso de Orquestra, Teatro do Elefante. Criadora e Performer do solo de clown “Chou!”, apresentado em Portugal, Uruguai e Brasil, e do projecto SejaDonodoSeuNariz. Entre 2016 e 2018, integra o colectivo de palhaços A Visita, um projecto artístico de intervenção social e comunitária direcionado à 3a idade com visitas periódicas a centros e residências de acolhimento. Faz parte da companhia de teatro e circo Fric À Frac.
Encontro Internacional de Palhaços de Vila do Conde, 8ª edição
15, 16 e 17 outubro 2021
Nos dias 15, 16 e 17 de Outubro de 2021, decorre o 8º Encontro Internacional de Palhaços de Vila do Conde. O evento é promovido pela Cia Nuvem Voadora e conta com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Vila do Conde.
É com grande entusiasmo que anunciámos mais uma edição do Encontro Internacional Palhaços de Vila do Conde. A oitava edição deste Encontro é especial pela temática e também pela qualidade nacional e internacional dos artistas apresentados. O programa inclui artistas do México, Brasil, Senegal e Portugal que irão transformar Vila do Conde na capital do riso e da alegria. O 8º Encontro Internacional de Palhaços terá lugar no Teatro Municipal de Vila do Conde.
O 8º Encontro Internacional de Palhaços de Vila do Conde tem como tema: Palhaço Negro.
Quando falamos em Palhaço Negro, falamos na expressão africana revelada na linguagem do clown. Nas mais antigas tribos de África, a figura do palhaço era representada de diferentes maneiras, com diferentes máscaras e rituais. Atualmente, vários palhaços e palhaças afrodescendentes, em todo mundo, exploram a linguagem do palhaço para se exprimirem, para encontrarem as suas raízes e para divertirem o seu público.
Comentários sobre o post