Júlia e Gonçalo receberam o “Vale Natalidade” pelas mãos do Executivo da Junta de Freguesia de Vermoim. Essa iniciativa insere-se no “compromisso eleitoral, em 2021, que logo no primeiro ano (em 2022) foi aprovado no plano de atividades”, refere Bruno Cunha, presidente daquele órgão autárquico, em declarações à nossa redação.
A ação “está a funcionar muito bem, dentro das expectativas que nós tínhamos criado, porque tinha duas vertentes: de apoio às famílias dos recém-nascidos, nestes primeiros meses (…), mas, também tem tido um feedback positivo por parte do comércio local, onde as famílias utilizam estes vales de natalidade, na aquisição de bens e serviços”, como é o caso de vacinas – afirmou o mesmo autarca.
O responsável pela Junta de Freguesia de Vermoim explica que o valor total dirigido a cada criança é de 400 euros, dividido em duas fases: o primeiro cheque é de 250 euros, repartido em 25 vales. Este é dado no primeiro ano para que as famílias possam gerir o dinheiro entregue, conforme necessitam. O segundo valor, de 150 euros, é entregue no ano seguinte, nas mesmas condições.
Bruno Cunha, conclui que, “mais do que o valor monetário dado, importa o sinal que queremos dar: que estaremos cá para tudo aquilo que for necessário, desde a primeira hora. É importante que as pessoas saibam isso, tenham essa confiança e essa segurança, de que tem, na junta de freguesia, alguém que está cá para ajudar e para apoiar no crescimento das famílias. É isso que pretendemos, porque uma comunidade é tanto maior quanto mais solidária for, e quanto mais entreajuda houver entre todos”.
Comentários sobre o post